Cariocas aproveitam o calor para ir à praia do LemeRenan Areias / Agência O Dia

Rio - A cidade do Rio amanheceu nesta terça-feira (14) ainda sob a forte onda de calor. Segundo o Alerta Rio, a maior sensação térmica registrada foi de 58,5 °C, às 9h15, em Guaratiba, na Zona Oeste, batendo o recorde anterior, de 58,3°C, em Santa Cruz, na mesma zona. 
Também em Guaratiba, a maior temperatura constatada foi de 35,5 °C. O sistema informa que pode chegar perto dos 40 graus ao longo do dia. Para o resto da semana, a previsão é de chuva e temperaturas elevadas. Os cariocas aproveitaram o calor para curtir a praia do Leme, na Zona Sul do Rio.
A cantora Luna Alves, de 23 anos, veio ao Rio junto da amiga Michellye para realizar um projeto musical e conseguiu arrumar um tempo na agenda para ir à praia. "É a minha quarta vez aqui, vim tirar umas fotos para o meu EP de funk e aproveitei para vir na praia. O mar está um pouco agitado mas está muito bom", disse.
Luna mora em Juiz de Fora e contou que quando está na sua cidade prefere o frio. "Aonde eu moro prefiro frio. Para o dia a dia eu gosto de frio, porque trabalho CLT. A gente não consegue trabalhar nesse calorzão, mas, se for para praia, eu amo calor, a energia, o alto astral que o calor carrega não tem comparação".
Ela ainda falou sobre como foi o mergulho nesta terça. "Cheguei aqui [Leme] e a praia ainda não estava cheia. Está bem gotoso, bem a vibe mesmo. Quando eu penso em ir a praia imagino algo como hoje", completou Luna.

De acordo com a previsão, o céu ficará parcialmente nublado ao longo desta terça e, a partir da noite, a previsão é de pancadas de chuva isoladas com chance de raios. A mínima será de 22°C e máxima de 39°C.

Na quarta-feira (15), o padrão climático deve ser o mesmo. Os termômetros marcarão entre 38°C e 20°C, e haverá chuva moderada com raios na madrugada e rajadas de vento moderado a forte.

A temperatura subirá na quinta-feira (16) e deve passar dos 40°C. A máxima prevista é de 41°C e a mínima de 19°C. Não há estimativa de garoar e o céu ficará claro a parcialmente nublado.
Com o tempo ainda estável, a previsão para a sexta (17) é de pouca nebulosidade, ventos moderados a fracos e os termômetros marcando entre 39°C e 18°C.

No entanto, o clima volta a ficar instável no sábado (18). Pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, poderão acontecer durante a tarde. A temperatura entrará em declínio, com a máxima de 34°C e mínima 16°C e os ventos soprarão de moderados a fortes.
Alerta de "grande perigo" pelo Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu o alerta de "grande perigo", nesta segunda-feira (13), para precaver a população sobre a onda de calor que atinge parte do país. A meteorologista Morgana Almeida detalhou ao DIA como fenômeno se intensifica.
"A onda de calor é uma condição do tempo estabelecida quando as temperaturas estão no mínimo 5 graus acima da média. Ou seja, 5 graus acima do normal para a época do ano. E isso tem que acontecer com uma frequência de, no mínimo, 3 dias. E quando a gente tem uma condição mais persistente, mais prolongada, a gente tem o grau de severidade de grande perigo e a tonalidade vermelha, que seria o último nível".
A especialista também descreveu os problemas que o calor intenso pode gerar. "Pode implicar alguns danos à saúde e impactar algumas condições do cotidiano, como por exemplo a maior demanda por energia elétrica, um possível maior adoecimento da população, ou seja, uma maior pressão na rede hospitalar. Então, nessa condição a gente tem algumas recomendações como evitar exposição direta ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, que é entre as 10 e 15h, reforçar a hidratação, principalmente das crianças e dos idosos", ressaltou.
Além disso, Morgana ainda explicou quando a onda de calor deve se encerrar. "Até sexta-feira (17), a gente ainda vai continuar com os termômetros bem acima do normal. A partir do próximo final de semana, já há uma condição de amenizar, porque a gente já tem uma previsão de chuva prevista, principalmente para o domingo", completou.

Confira o impacto do calor na cidade nesta segunda

Devido ao clima quente, o município registrou alguns pontos de queda de energia. A sobrecarga de energia foi ocasionada pelos cariocas que tentaram se refrescar. De acordo com a concessionária Light, ocorreram apagões em dois pontos nesta segunda-feira (13).

Na Ilha do Governador, Cordovil e Olaria, Zona Norte, os moradores ficaram sem luz por cerca de 2h. Na Zona Sul, um equipamento da empresa sobrecarregou na comunidade da Rocinha devido ao grande número de ligações clandestinas.

Além disso, o calor intenso fez com que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) optasse por adiar a manutenção preventiva programada para o Sistema Guandu que aconteceria na próxima quinta (16) e sexta-feira (17).
*Reportagem do estagiário Lucas Guimarães, sob supervisão de Iuri Corsini