Rio - O prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) usou as redes sociais, na manhã desta quinta-feira (23), para anunciar que táxis da cidade do Rio vão poder circular na faixa seletiva da Avenida Brasil. Ainda não há previsão para nova medida passar a valer na cidade.
A instalação da seletiva foi feita para ser uma preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil e era, até então, de uso exclusivo de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.
De acordo com Paes, a mudança vai ocorrer após pedidos de deputados e vereadores da cidade, e reivindicações de taxistas, para que fosse concedida a permissão aos táxis. O prefeito também determinou que "providências necessárias" fossem tomadas para a autorização do tráfego.
"Quero informar que vamos atender a solicitação e já determinei à secretaria Maína que tome as providências necessárias para a autorização. Não preciso nem dizer que ir agora para o Galeão sem ter que enfrentar engarrafamentos e com toda segurança é só seguir a Angélica e 'vá de táxi'!", disse o prefeito.
. Recebi um pleito justo dos deputados @pedropaulo e Dionísio Lins e da vereadora Vera Lins para que fosse permitida a circulação de táxis da cidade do Rio na faixa exclusiva de ônibus da TRANSBRASIL. Quero informar que vamos atender a solicitação e já determinei a… pic.twitter.com/N1NbYh6EC8
A faixa exclusiva é localizada mais à esquerda em cada direção com 22 km de extensão, entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. O limite de velocidade é de 70 km/h e a fiscalização é feita por 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas.
Além dos ônibus, podem circular também veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.
População não aprova decisão
Na publicação do prefeito, cariocas reclamaram da decisão de incluir táxis na faixa seletiva e acusaram o prefeito de estar beneficiando a classe, que não faz transporte massivo de passageiros.
"Péssimo. Tem que anunciar ônibus expresso conectando o Galeão a pontos chaves da cidade, principalmente estação de trem / metrô. Muito melhor que liberar táxi! Mas aí não ajuda os aliados que pedem voto entre os taxistas, né? Ah, e vamos ver a fiscalização de viagem 'no tiro'…", disse um internauta.
"Você só pode estar de sacanagem com a cara do eleitor, Eduardo. Você retirou uma faixa da única via expressa que liga de forma contínua a Zona Oeste do Rio de Janeiro com o Centro da Cidade nos trechos entre os bairros com maior vazão de pessoas e ônibus em cruzamento de pista com o subterfúgio de que a população precisava de uma válvula de escape para o transporte massivo de pessoas. Agora na decisão mais estapafúrdia e com claro viés eleitoral você vai estender essa válvula de escape a uma categoria que não realiza o transporte massivo?", questionou outro.
"Nada muda. A lógica continua a mesma, transporte individual se sobrepondo ao coletivo. Continue assim, assassinando o fluxo na cidade.", publicou um terceiro.
Taxistas reivindicam circulação
Em outubro deste ano, após o retorno da faixa seletiva apenas para ônibus nos dois sentidos da Avenida Brasil, taxistas reivindicam a circulação dos táxis na pista exclusiva, alegando ser um benefício para o passageiro.
Antes de ser desativada, os taxistas tinham o direito de usar a seletiva, no entanto, com as mudanças da prefeitura, eles perderam esse direito.
Atualmente, os motoristas de carros de passeio, vans e táxis, que invadirem a via sofrerão infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.
Faixa tem número expressivo de multas
Em um mês de funcionamento, a faixa seletiva registrou pouco mais de 34 mil multas aplicadas para motoristas que foram flagrados circulando irregularmente no espaço.
O valor total de multas aplicadas no período de 7 a 31 de outubro chega aos R$ 10 milhões, sendo 60% de carros, 30% de motos e 10% de outros veículos.
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