Ramal Saracuruna chegou a ter 11 estações fechadas na terça-feiraDivulgação

Rio - A circulação dos trens e de metrô está normalizada, na manhã desta quarta-feira (29), após um dia de transtornos para os passageiros. Os transportes tiveram a operação suspensa na ida para o trabalho e na volta para casa desta terça-feira (28), com estações fechadas, provocadas por ocorrências no sistema de energia e de acesso indevido. 
Passageiros que dependiam dos trens para se deslocar da Baixada Fluminense para a cidade do Rio, nesta terça-feira, enfretaram dificuldades desde o início da operação, por volta das 4h30. Um furto de cabos da rede aérea chegou a fechar 11 estações do ramal Saracuruna para embarque e desembarque, que circulou somente entre a Central do Brasil e a Penha. Ao longo dia, o serviço foi normalizado até o trecho de Gramacho, mas as estações de Campos Elíseos, Jardim Primavera e Saracuruna, só foram reabertas por volta das 16h30. 
Na manhã de hoje, o ramal Sacuruna opera com intervalo médio de 20 minutos e de 25, entre Gramacho e Saracuruna. Os ramais Deodoro - Santa Cruz e Japeri têm intervalos de 10 minutos entre a Central do Brasil e Santa Cruz, e Central e Japeri. Já o ramal Belford Roxo circula com 24 minutos de intervalo médio.
Já na noite de terça-feira, cinco estações do MetrôRio foram fechadas, por conta de um acesso indevido na Estação Botafogo, na Zona Sul. O incidente aconteceu no sentido Central do Brasil e provocou o fechamentos dos terminais do Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo e Cardeal Arcoverde, por cerca de uma hora. A circulação aconteceu com um serviço provisório entre Jardim Oceânico e Siqueira Campos, Uruguai a Glória, e Pavuna a Glória, com intervalos de saídas irregulares. 
Usuários que estavam nas estações afetadas relataram nas redes sociais que foram retirados dos locais e ganharam Vale-Passagem, enquanto as pessoas que estavam dentro de vagões no momento do incidente disseram que ficaram presas devido à falta de energia. Por volta das 19h40, a energia foi restabelecida, a circulação em todo o sistema retomada e as estações abertas para embarque. Nesta quarta-feira, o serviço segue funcionando normalmente, com intervalos regulares nas linhas 1, 2 e 4.