Cachorros foram resgatados por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)Reprodução

Rio - Três cachorros da raça Chow Chow que foram abandonados na Rua Cristóvão Xavier Lopes, em Coelho Neto, na Zona Norte do Rio, foram resgatados, nesta quarta-feira (29), por uma equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da prefeitura. De acordo com moradores da região, os animais estavam muito assustados e chegaram a atacar uma idosa.

Os bichinhos foram encaminhados para o CCZ, em Santa Cruz, na Zona Oeste, onde serão examinados, castrados, vacinados e medicados. "Como são cães ferozes, cabe ao CCZ resgatar estes animais. Fiz a solicitação, o funcionário do CCZ esteve lá e não resgatou. Eu insisti para que pegassem os bichos, antes que eles voltassem a atacar. E agora resgataram. Já estão no CCZ, onde receberão os cuidados necessários. Vamos acompanhar”, explicou o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio, Luiz Ramos Filho. 

De acordo com Kayo Leniton Diniz, morador da região, os animais foram deixados na via na madrugada de domingo (26) e estavam muito assustados. "Esses cães foram deixados por algum desalmado. O problema é que são agressivos e atacam as pessoas. Estava preocupado inclusive, que alguém fizesse alguma maldade com eles, por se sentirem ameaçados", explicou.
A idosa atacada pelos animais, na segunda-feira (27), foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ela, que já recebeu alta, foi mordida na perna e nos braços. A preocupação dos moradores também era que uma criança fosse atacado pelos animais já que a movimentação de alunos próximo ao local é grande.
De acordo com a médica veterinária Maria Fernanda Greco, os cães da raça Chow Chow são temperamentais e podem ser dóceis ou agressivos. "O temperamento deles é ser um cão de guarda, como o pitbull, por exemplo. De modo geral, uma raça com esse temperamento precisa ser socializado para que seja dócil, tem que ter um bom tratamento dentro de casa, não pode sofrer violência porque pode repassar isso. E no caso de um Chow Chow na rua, realmente tem que ter cuidado porque você não sabe se ele sofreu algum trauma, se está com dor ou machucado. Se estiver com qualquer característica dessa, ele vai reagir para se proteger, assim como qualquer outro cachorro", explicou ao DIA.
As pessoas que abandonaram os cães ainda não foram identificadas.