Principal árvore de Natal de Niterói desaba durante madrugada desta sexta-feira (8)Divulgação

Rio - O Ministério Público do Rio (MPRJ) vai investigar as estruturas montadas para as festas de fim de ano em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após o desabamento da árvore de Natal da cidade, de 50 metros de altura. Um procedimento administrativo foi instaurado pelo órgão, por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania de Niterói, nesta sexta-feira (8). A Promotoria vai checar quais ações estão sendo adotadas, por parte do município, para garantir a segurança da população durante esses eventos.
A tradicional árvore de Natal estava em montagem na Praça Rádio Amador, em São Francisco, quando desabafou na madrugada desta sexta-feira (8). Ninguém ficou ferido. A inauguração da estrutura estava prevista para este domingo (10), com a presença do público. Após o ocorrido, a prefeitura da cidade informou que não haverá mais árvore de Natal neste ano. 
Em meados de novembro, houve outro acidente: o palco instalado na praia de Icaraí para comemoração dos 450 anos de Niterói desmoronou após fortes ventos. Com isso, a Promotoria oficiou à Procuradoria-Geral do Município (PGM) requisitando informações sobre os locais que já receberam e que ainda receberão palcos, árvores ou instalações semelhantes como parte da programação de Natal e Réveillon, indicando os órgãos públicos municipais responsáveis por cada uma delas, entre outros.

No documento, é questionado ainda se houve aval da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para colocação desses empreendimentos de Natal, considerando as previsões climáticas e a evacuação dos locais em casos de adversidades ambientais.
O que diz a prefeitura de Niterói
A prefeitura de Niterói disse que a Defesa Civil do município realiza "vistoria minuciosa" em todos os equipamentos temporários já montados na cidade para as festividades de fim de ano, visando garantir o cumprimento integral das normas técnicas das estruturas.
Em relação à árvore de Natal de São Francisco, a prefeitura registrou um boletim de ocorrência na 79ª DP (Jurujuba) para que a Polícia Civil investigue a queda da estrutura. "Determinamos também que a empresa responsável apresente um laudo técnico com as causas do acidente", informou.
Devido ao acidente, a prefeitura disse que vai arcar com os custos da montagem da árvore, uma vez que a área isolada estava sob responsabilidade da empresa contratada e a estrutura ainda estava em processo de montagem. Apesar disso, as festividades de Natal estão mantidas na cidade, e em São Francisco não haverá a montagem de outra árvore. O bairro contará com a instalação do parque do Papai Noel.