Maquinário atua na limpeza das ruas de Angra dos Reis após temporal que deixou dois mortosDivulgação
Neste domingo (10), maquinários do governo estadual estão nas ruas para auxiliar na limpeza dos locais mais afetados. Prefeitura e equipes do Governo do Estado estão prestando atendimento aos desabrigados, e caminhões com insumos estão a caminho da cidade.
O subsecretário de Assistência Social do estado, Felippe Souza, está na cidade avaliando os impactos causados pelos temporais. As equipes das superintendências de Proteção Especial e da Básica também estão em Angra para atuar, junto com a prefeitura, no atendimento às vítimas. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está enviando itens como água potável, kit de higiene e colchões.
Uma equipe da Secretaria de Estado de Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está trabalhando no município para a recuperação de trechos atingidos pelas chuvas no bairro Bracuí. Estão sendo utilizados maquinários como escavadeiras, retroescavadeiras, caminhões vacall, toco e pipa, entre outros. Junto à prefeitura, técnicos estudam como proceder na limpeza e intervenção no Rio Bracuí.
Agentes da Defesa Civil estadual seguem em contato com a prefeitura de Angra para dar apoio em ocorrências que excedam a capacidade de resposta da gestão municipal. A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) enviou um técnico da Unidade de Resposta Rápida com medicamentos e insumos estratégicos para atender a população.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj) foi acionado para cerca de 50 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, incluindo cortes de árvores, inundação e salvamento de pessoas. O município de Angra decretou situação de emergência em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas.
Monitoramento
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para os municípios, quando necessário. No momento, o risco hidrológico é moderado em Angra dos Reis, bem como o risco de deslizamento, que também é moderado em Paraty e Mangaratiba.
A previsão do tempo é de céu nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca ou chuvisco a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.