Cariocas já aproveitam onda de calor que chegou ao Rio nesta quinta (14)Pedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - Uma nova onda de calor chega ao Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (14) e atinge também outros 14 estados e o Distrito Federal. Na cidade, as temperaturas devem chegar aos 39°C. Nesta manhã, segundo o Alerta Rio, a maior sensação térmica registrada foi em Guaratiba, na Zona Oeste, com 48,9°C às 9h50.

Somente neste ano, é a 9º vez que áreas do país tem registro de ondas de calor. As temperaturas máximas, principalmente durante o final de semana, podem se elevar significativamente.

Desta vez, de acordo com meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas não ficarão tão elevadas e o fenômeno não será tão intenso quanto o último, ocorrido em novembro.

Por conta do fenômeno, o Inmet emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor devido à persistência do calor intenso por, pelo menos, quatro dias consecutivos, com início às 12h desta quinta até às 19h do próximo domingo (17).
A "onda de calor" acontece quando a temperatura se mantêm a cinco graus celsius acima da média por um período mais prolongado, entre três e cinco dias.

Nesta quinta, segundo o Alerta Rio, o sistema de alta pressão permanece influenciando as condições do tempo na cidade. O céu varia entre claro e parcialmente nublado, mas não há previsão de chuva. As temperaturas se elevam em relação a quarta-feira (13), com máxima de 36°C e mínima de 19°C.

Na sexta-feira (15), o céu fica limpo e não há previsão de chuva. Nos termômetros, a temperatura sobe ainda mais, podendo chegar a 37°C, com mínima de 19°C.

No sábado (16), início do final de semana, os cariocas podem esperar um calor ainda mais intenso, com os termômetros podendo marcar 38°C de máxima.

Já no domingo (17), o Rio fica ainda mais quente, com temperaturas entre 39°C e 19°C. O céu deve variar entre claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva.