Fachada do GET José Mauro de Vasconcelos, em Bangu, Zona Oeste do RioBeth Santos / Prefeitura do Rio
Com estrutura da Olimpíada, escolas tecnológicas são inauguradas na Zona Oeste
Eles foram construídos com materiais da Arena do Futuro, um dos palcos das competições esportivas em 2016
Rio – A Prefeitura do Rio inaugurou dois Ginásios Estaduais Tecnológicos (GETs), nesta terça-feira (6), em Bangu e Santa Cruz, na Zona Oeste. Os espaços foram construídos a partir da Arena do Futuro, que recebeu as competições esportivas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
O GET José Mauro de Vasconcelos, em Bangu, e o GET Emiliano Galdino, em Santa Cruz, vão atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental. As aulas nas duas novas instituições começaram nesta segunda-feira (5), com atividades das 8h às 14h30.
Os GETs são um conceito de escola tecnológica por meio da abordagem das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (da sigla inglesa STEAM), que buscam potencializar a competência dos alunos por meio de atividades e abordagens interdisciplinares.
"A arena foi montada como um Lego e depois desmontada para virar quatro escolas. Isso não aconteceu com nenhum estádio olímpico do mundo. A gente chamava o estádio de handebol de Arena do Futuro, porque queríamos preparar as futuras gerações de cariocas para construir uma cidade melhor", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Para a construção da arena, foi adotada a arquitetura nômade. Este conceito prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transforma-las em outros equipamentos públicos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.