Celulares apreendidos durante o primeiro dia da Operação Linha SeguraDivulgação

Rio - A Polícia Civil prendeu 37 pessoas e a apreendeu 286 aparelhos celulares roubados, somente nesta terça-feira (6), durante a primeira etapa da Operação Linha Segura. A ação tem como objetivo o combate aos crimes de receptação desses equipamentos, bem como reduzir a prática de crimes de roubo e furto desses smartphones. 
Segundo a delegada Raíssa Celles, diretora do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), responsável por dar início a operação, a ação é um desdobramento de muitas outras e vem sendo reforçadas às vésperas do carnaval. A titular da especializada pontua a importância de que a população se informe sobre a origem do bem que se pretende adquirir. 


"Quem compra produto de crime pratica o delito de receptação, que está previsto no artigo 180 do Código Penal, nas modalidades dolosa ou culposa. A pena pode chegar a oito anos de reclusão caso o autor pratique no exercício de atividade comercial ou industrial", explica.

Todas as delegacias da capital participaram da operação, que teve início nesta terça-feira. A polícia seguirá atuando para identificar e responsabilizar todos os envolvidos nos crimes de roubo e furto de celulares. 

"Ajude a Polícia Civil no combate a este tipo de crime. Diga não à compra de produtos de origem criminosa. Um celular adquirido desta forma pode ter custado a vida de uma pessoa", ressaltou a delegada.