Equipe de brigadistas atingem balão com jato d'águaReprodução

Rio - Brigadistas do Aeroporto Internacional Tom Jobim interceptaram um balão que cairia em uma das pistas do terminal, na manhã deste domingo (25), no Galeão, Zona Norte do Rio. A operação foi registrada por câmeras de monitoramento do aeroporto e compartilhadas pelo canal Aviation TV, no YouTube. Por conta do incidente, um voo teve seu pouso atrasado.

Nas imagens, é possível ver o balão descendo, enquanto a equipe de brigadistas se posiciona para conseguir interceptar o objeto. Assim que o balão desce mais um pouco, um caminhão equipado com mangueiras de alta pressão dispara um forte jato d'água o atingindo.


A força da água faz com que o balão desça e possa ser retirado pelos profissionais. O trabalho dura da equipe durou cerca de 2 minutos e meio, entre a interceptação do objeto e a operação de rescaldo.
O caso aconteceu por volta das 8h20 e provocou o atraso de pelo menos um pouso previsto para o aeroporto. 
Prisão e multa
Soltar, fabricar, vender e transportar é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. A pena prevista para é de 1 a 3 anos de prisão, multa, ou aas duas. Vale ressaltar que, em caso de danos ambientais, os crimes passam a ser inafiançáveis.