Atendimento é realizado entre 8h e 20hReprodução / Prefeitura de Nova Iguaçu

Rio - A Defesa Civil de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ampliou o horário de atendimento entre quarta (28) e sexta-feira (1°) para receber os moradores afetados pelas chuvas que atingiram o município nos dias 13 de janeiro e 21 de fevereiro. Nestes dias, a pasta vai realizar, das 8h às 20h, o cadastramento de endereços e emitir declarações para a solicitação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 
Os interessados devem comparecer à base operacional da Secretaria Municipal de Defesa Civil, na Avenida Luís de Matos, 72, 2º andar, Bairro da Luz, com comprovante de residência em nome do trabalhador, documento de identificação do trabalhador, CPF e PIS/NIS. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é necessário apresentar certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
A pasta informou que para retirar o benefício, o endereço cadastrado precisa estar idêntico ao contido no comprovante de residência que o trabalhador apresenta para dar entrada ao saque do FGTS pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, na seção “saque do FGTS por situação de emergência”.
O valor máximo do benefício é de R$6.220 por conta vinculada. Para receber, é preciso ter saldo positivo na conta e não ter efetuado outro saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
A liberação pode ser feita pelo aplicativo FGTS até o dia 14 de abril. Quem tiver dificuldades com a ferramenta pode procurar uma agência da Caixa. Para realizar o saque 100% digital, basta baixar o App FGTS.
O benefício é concedido aos trabalhadores que possuem conta vinculada ao FGTS e que residam no município que esteja em “Situação de Emergência”, conforme relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil encaminhado à Caixa.

Como solicitar o saque FGTS
Fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;

 Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque” e acessar a cidade;

Encaminhar foto de documento de identidade; comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da Situação Emergencial;

Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

O trabalhador que não tiver seu endereço cadastrado junto à Caixa ou não possuir comprovante de residência e que teve o interior da sua residência afetado por alagamento poderá procurar um dos postos oferecidos pela Prefeitura para Atendimento ao Cidadão para cadastrar novos endereços e emitir, após análise, uma declaração de residência exclusiva para o saque, se necessário.

Confira a lista dos Postos de Atendimento ao Cidadão:

Secretaria Municipal de Defesa Civil


Avenida Luis de Matos, 72 – 2º andar, Bairro da Luz, Nova Iguaçu


Secretaria Municipal de Assistência Social


Av. Dr. Luiz Guimarães, 956 – Centro, Nova Iguaçu


CREAS Comendador Soares


Rua Havana, s/n – Comendador Soares


CREAS Estrada de Ferro Leopoldina


Rua Vianopolis, 97 – Nova América


CREAS Valverde


Praça Sebastião marcos da Costa Felipe, s/n – Valverde


CREAS Moquetá


Rua Maria Laura, s/n – Moquetá


Centro pop


Av. Governador Roberto Silveira, n 190 APT 101 – Centro


CRAS Águas de Guandu


Rua Arco Íris, s/n – Jardim Paraíso


CRAS Austin


Rua Mirim s/n – Austin


CRAS Corumbá


Rua Eliane de Azevedo, 215 – Corumbá


CRAS Maxambomba


Avenida Governador Portela, s/n – Praça Santos Dumont


CRAS Monte Verde


Rua Pedro Cunha, 48 – Ponto Chic


CRAS Estação Morro Agudo


Rua Formosa, 265 – Comendador Soares


CRAS Bom Retiro


Estrada Luís de Lemos, 2556 – Miguel Couto


CRAS Serra do Vulcão


Rua Sebastião de Melo, s/n – Jardim Nova Era


CRAS Terra de Marambaia


Rua Pelotas, 251 – Jardim Parque Estoril


CRAS Fazenda Cabuçú


Rua Abílio Augusto Távora, s/n – Valverde


CRAS Fazenda São Bernardino


Rua Victor Hugo, s/n – Vila de Cava