Os agentes são lotados da 32ªDP (Taquara)Divulgação

Rio - Dois policiais civis foram presos, na manhã desta quinta-feira (29), por invadir e roubar pertences da casa de um morador em Vaz Lobo, na Zona Norte. A ação faz parte da 'Operação Incursio' realizada por meio da Corregedoria-Geral de Polícia Civil (CGPOL) e o Ministério Público. Policiais da corregedoria encontraram debaixo do piso da 32ªDP (Taquara) R$ 5 mil em espécie e munições que pertenceriam aos acusados.
Contra Mark Rodrigues Estebanez Stael e Mauro Tadeu Pereira Ribeiro também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos bairros da Taquara, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Mangaratiba e Centro do Rio. Eles são investigados pelos crimes de associação criminosa armada, abuso de autoridade, furto por concurso de pessoas e peculato.
De acordo com as investigações, no dia 30 de janeiro de 2024, os agentes invadiram a casa de um morador apreendendo uma pistola, uma aliança de ouro, R$ 9 mil – referente a economia de sua remuneração salarial junto à empresa em que trabalha, além do certificado de registro de arma e a carteira de habilitação da vítima, materiais que nunca foram levados a formal apreensão.
Segundo a Promotoria de Justiça, na ocasião, os policiais entraram livremente na comunidade, ou seja, sem entrar em confronto com traficantes locais.
De acordo com a Polícia Civil, os agentes teriam ido ao local apurar informações sobre um suposto caso de venda de remédios para abortos. O suspeito não foi localizado. Os policiais, então, invadiram a casa do morador, que era o denunciante do caso. 
A pedido do MPRJ, o Juízo da 42ª Vara Criminal também determinou a suspensão do exercício de função pública e a suspensão do porte de arma dos policiais. 
Ainda nesta quinta-feira (29), os policiais passaram por suas audiências de custódias e tiveram suas prisões mantidas.