Neste ano, o espetáculo vai contar com a participação de 35 atores e cantoresPedro Ivo / Agência O Dia
O dia é celebrado no Brasil todo e tem ligação direta com a Páscoa, que carrega como significado a ressurreição de Cristo. Também chamada de Sexta-feira da Paixão, relembra o julgamento, paixão, crucificação e morte de Jesus.
Na Igreja Católica, a celebração faz parte do Tríduo Pascal, considerado o mais importante período de todo o ano. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta, disse que nesse tempo o objetivo é espalhar esperança para a população.
No Rio, a programação especial começa com a ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, às 15h, na Catedral Metropolitana, no Centro, presidida pelo arcebispo Cardeal Orani Tempesta. Em seguida, terá início a procissão. A igreja fica na Avenida República do Chile, 245.
Logo depois, acontece a 44º edição do tradicional Auto da Paixão de Cristo, na Lapa, com início previsto às 18h30. Neste ano, o espetáculo vai contar com a participação de 35 atores/cantores. Uma equipe do DIA acompanhou um dos ensaios dos atores nesta quinta-feira (28). A estrutura do palco já foi montada.
O papel de Jesus Cristo será interpretado por Leonardo Iglesias, enquanto o ator Rogério Madruga assumirá o personagem Herodes. A atriz Carla Rizzi desempenha o papel de Maria, e Maria Madalena será interpretada por Tatty Caldeira. Além disso, a peça alterna músicas religiosas e sucessos da Broadway, como "Godspell".
O espetáculo é gratuito e é organizado pelo Vicariato Episcopal para a Cultura, em parceria com a Associação Cultural da Arquidiocese do Rio, a Fundação Cesgranrio e com o apoio da prefeitura. Segundo a Arquidiocese, o objetivo é proporcionar aos cariocas um momento de devoção e aproximação da fé cristã.
"Com esse auto, convidamos os moradores do Rio de Janeiro a 'recordar e vivenciar o verdadeiro significado da vida de Cristo'", diz trecho do convite.
A sexta-feira, dia de jejum e abstinência de carne para os cristãos, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor vai contar com um ato litúrgico, presidido pelo padre Omar, às 15h.
Na sexta e no sábado, a Igreja permanece junto ao sepulcro de Cristo, meditando a paixão e a morte. Nessa data não são celebradas missas nas igrejas.
No Domingo de Páscoa haverá missas às 11h e às 14h, presididas, respectivamente, por padre Ramon Nascimento e padre Omar.
Ainda no domingo de Páscoa, será apresentado o novo mobiliário sacro do Santuário, agora sustentável, feito exclusivamente de materiais reciclados.
As celebrações serão transmitidas ao vivo pelo youtube.com/cristoredentoroficial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.