O licenciamento anual é realizado de acordo com o final da placa do veículoDivulgação

Rio - O Detran RJ prorrogou os prazos para o licenciamento anual de veículos. Aqueles com final de placa 0, 1 e 2, o prazo que terminaria em 31 de maio, será 31 de julho. Já os veículos com final 3, 4 e 5, o licenciamento pode ser feito até 31 de agosto de 2024. E por fim, os carros com final de placa 6, 7, 8 e 9, o prazo passa a ser em 30 de setembro. O novo calendário foi publicado na última quarta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

O processo de licenciamento é 100% digital. Para obter o documento deste ano, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco. Para dar início à ação, também será necessário ter quitado o IPVA e as multas de trânsito vencidas.
Após os pagamentos, o documento digital, chamado CRLV-e, fica disponível para o usuário no Posto Digital Detran.RJ, que pode ser acessado pelo site do Detran, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após acessar o Posto Digital, o usuário deve entrar em “Veículos”, selecionar o veículo a ser consultado e, em seguida, procurar o box Licenciamento Anual. São oferecidas duas opções: Solicitar ou Histórico. Ao clicar em Solicitar, o usuário poderá se deparar com duas situações: não havendo impedimento algum, o sistema informará que a solicitação foi atendida e bastará clicar em “Emitir CRLVe - Imprimir” para obter o documento digital de 2024, que poderá ser impresso em papel A-4 ou salvo em PDF para uso no celular ou computador.
No entanto, se houver algo que impeça o licenciamento, o Posto Digital vai informar qual é a exigência. Neste caso, o usuário precisará cumpri-la antes de tentar emitir o documento 2024 novamente. O sistema também informará se houver alguma intermitência de comunicação, orientando o usuário a tentar novamente em 24 horas. É importante lembrar que o CRLV de 2023 é válido pelo menos até o fim de maio deste ano.