Caminhões atravessaram a Ponte Rio-Niterói nesta sextaReprodução

Rio - A Águas do Rio enviou um comboio de 40 caminhões-pipa, na manhã desta terça-feira (9), para São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A ação foi realizada para dar continuidade ao plano de contingência e manter o abastecimento alternativo dos serviços essenciais, como os hospitais e unidades de emergência.
Na última quarta-feira (3), a Cedae paralisou a captação de água, e consequentemente toda a operação, na Estação Imunana-Laranjal ao identificar uma alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial. Nos testes, foram detectadas altas concentrações de tolueno.
Com a interrupção, cerca de dois milhões de moradores das cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Ilha de Paquetá sofreram com falta d’água.
O sistema só retomou a captação de água para tratamento no fim da noite de sexta-feira (5), quando os níveis de tolueno estavam estabilizados.
Porém, clientes atingidos ainda relatam estarem com as torneiras secas. A previsão das concessionárias é que a água chegue em todos os pontos das cidades ainda nesta terça.