Policiais militares durante operação na Nova Holanda, no Complexo da MaréReginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - A Polícia Militar realizou uma série de operações em comunidades do Rio na manhã desta quinta-feira (11). Dentre os alvos, a Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, Juramentinho e Flexal, todas na Zona Norte, e a Vila Aliança, Zona Oeste, registraram intenso tiroteio.

Segundo a Plataforma Onde Tem Tiro (OTT), disparos foram ouvidos na Nova Holanda e Parque União desde às 6h18. Nas redes sociais, internautas relataram os momentos de tensão nas comunidades. "Que o senhor Jesus proteja todos nós desses caras que vem com sangue nos olhos. Senhor, nos dê livramento", disse uma moradora. 
De acordo com a PM, agentes do Comando de Operações Especiais (COE) atuaram na região com o objetivo de reprimir a facção criminosa responsável pela maioria dos roubos de veículos e cargas e pelas principais disputas territoriais no estado do Rio.
Ainda nas redes sociais, moradores relatam duas pessoas baleadas na Maré. A corporação, no entanto, informou que não tem nenhum saldo operacional até momento.


Já na Vila Aliança, criminosos incendiaram barricadas durante uma ação da Polícia Militar. No local, agentes do 14ºBPM (Bangu) realizaram uma operação na região e nas comunidades Coreia, Cavalo de Aço, Rebu, Sapo, Sossego, 48, Bicho Solto, Sanda e Santo André, todas na Zona Oeste. Policiais apreenderam cinco fuzis e prenderam nove, um deles conhecido como 'Jacaré de Parede'. Também foram apreendidos um rádio comunicador, uma motocicleta roubada, materiais para instalação de redes de telefonia e cerca de meia tonelada de cobre. As ocorrências foram apresentadas na 34ª DP (Bangu).
Foram presos nove homens e apreendidos cinco fuzis, duas pistolas e dois rádios comunicadores na Zona Oeste - Divulgação
Foram presos nove homens e apreendidos cinco fuzis, duas pistolas e dois rádios comunicadores na Zona OesteDivulgação
Em Senador Camará, policiais vasculharam um ferro-velho funcionando perto da estação ferroviária local e apreenderam produtos ilícitos e cigarros contrabandeados.

No Engenho da Rainha, moradores relataram troca de tiros desde às 6h. Segundo a PM, agentes do 3ºBPM (Méier) atuaram em comunidades vizinhas como Juramentinho e Flexal.
Ambas as operações também visam reprimir o roubo de veículos e evitar a movimentação de criminosos responsáveis pela disputa de territórios para expansão da área de atuação da facção criminosa.
Clínicas fechadas
No Complexo da Maré, a Clínica da Família (CF) Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã desta quinta-feira (11).

Já a CF Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Na Região da Vila Aliança, o Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.