Caixas coletoras serão colocadas dentro de condomínios residenciais do programa Minha Casa, Minha VidaPedro Ivo/Agência O Dia
Com a mudança, os moradores desses condomínios deixam de ter de levar o lixo para a área externa, o que pode acabar gerando acúmulo de resíduos espalhados pela rua, especialmente prejudicando em períodos de chuva. A iniciativa também permite o controle de vetores. A estimativa da Comlurb é a de que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas em mais de 100 condomínios do Minha Casa, Minha Vida.
A nova frota de veículos tem 23 caminhões compactadores, 21 caminhões basculantes para remoção de lixo público e especial, incluindo mecanismos de retirada em áreas de difícil acesso. A lista também inclui poliguindastes duplos para içamento de caçambas estacionárias, utilizadas nos ecopontos da cidade, e três equipamentos tipo Roll-On Roll-Off para coleta de lixo concentrado.
"Então, esse lixo não vai para o lado de fora, ficará bem acondicionado, e a coleta passará a ser feita dentro do condomínio, evitando a confusão de lixo na rua. Isso vai mudar drasticamente a condição de vida e saúde das pessoas e a parte do meio ambiente", afirmou o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
De acordo com a prefeitura, os caminhões compactadores são mais modernos que os anteriores, com motor Euro 6 de baixa emissão de gases poluentes e possuem dispositivos para basculamento automático dos contêineres, que estão sendo colocados nos condomínios. Todos os veículos tem recursos de segurança conforme as normas técnicas ABNT vigentes.
Subprefeito da Grande Bangu, Robson do Chocolate ressaltou a importância da chegada dos novos equipamentos. E o quando a qualidade de vida dos moradores será melhorada. "Isso muda tendência. A criança ia na rua e via uma caçamba toda quebrada e, agora, vendo uma nova, muda a educação", disse o subprefeito da Grande Bangu.
Subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba comentou a melhoria dos serviços públicos na região: "A Zona Oeste recebe hoje esses equipamentos para mudar e dar velocidade na coleta de lixo. Vai ser um serviço de ainda mais qualidade para uma população que tanto precisa da atuação da Comlurb no dia a dia".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.