Carro apreendido durante operação em SeropédicaReprodução
Publicado 11/04/2024 14:35
Rio - Carlos Alexandre da Silva, de 54 anos, foi preso na tarde de quarta-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil contra milicianos envolvidos na disputa territorial em Seropédica, na Baixada Fluminense. Um confronto entre milicianos rivais terminou com a morte do estudante Bernardo Paraíso, de 24 anos, na segunda-feira (8). A polícia ainda investiga se Carlos estava na ação. Segundo as investigações, ele integra o grupo paramilitar chefiado por Jefferson Araújo dos Santos, o 'Chica'. 
A ação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) foi realizada em conjunto com a  Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a presença das equipes passando por ruas de chão da cidade. Segundo a polícia, houve confronto, mas sem registro de feridos.
Após o tiroteio, os policiais encontraram um carro roubado que estava sendo usado pela quadrilha. Em análise, os agentes perceberam que o veículo era roubado e a placa tinha sido clonada.
O alvo dos policiais era o miliciano Jefferson Araújo dos Santos, o 'Chica', e seu grupo. Segundo investigações, a guerra entre os grupos se intensificou a partir de março deste ano após o assassinato do miliciano Ricardo Coelho da Silva, de 38 anos, conhecido como 'Cientista', que assumiu a liderança da milícia da região, após a morte de Tauã Oliveira, o 'Tubarão'. Agora, quem estaria no comando do grupo é 'Juninho Varão'.

'Cientista' morreu pouco mais de um mês depois de 'Tubarão', dentro de uma casa de festas na Rua Ponte Nova, no Tanque, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Segundo testemunhas, homens armados e encapuzados invadiram o local e foram direto na direção da vítima.
Recentemente, Chica deu um golpe no grupo de Varão, roubou fuzis e se aliou à uma facção de traficantes. Agora, o grupo dele está em guerra pelo território de Seropédica contra a milícia de Juninho Varão e de Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho.
Por seu domínio em Seropédica e em parte da Baixada, Tubarão era apontado como um dos principais rivais do grupo de Zinho, que está preso desde dezembro do ano passado após se entregar à Polícia Federal na véspera do Natal. Segundo investigações, seu sucessor é Rui Paulo Gonçalves Estevão, conhecido como 'Pipito'.
Atualmente, 'Chica' atua em um terceiro grupo com apoio de traficantes, após trair a milícia de 'Juninho Varão'.
Um morto e três feridos
Além do estudante Bernardo Paraíso, de 24 anos, que cursava Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), um bebê de 1 ano, uma menina de 3, e Rosiane Claudino de Freitas, de 34 anos, mãe das crianças, também foram baleadas. A família foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HPAPN), em Duque de Caxias, também na Baixada. A prefeitura da cidade informou que o bebê e a mulher já receberam alta. Apenas a menina continua internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade em estado grave, mas respirando sem a ajuda de aparelhos.
Publicidade
Leia mais