Rio - Os alunos e responsáveis da Escola Municipal Rubens Berardo, no Complexo do Alemão, Zona Norte, têm de enfrentar um monte de lixo espalhado pela calçada para entrar na unidade. O acesso lateral dá para a quadra escolar e foi flagrado na manhã desta segunda-feira (13) com o amontoado de sujeira que provoca mau cheiro na Rua São Pedro, esquina com a Avenida Itaóca.
fotogaleria
Uma mãe que conversou com a reportagem de O DIA e preferiu não se identificar disse que o sentimento da comunidade escolar é de negligência com o espaço por parte do poder público. "Não somos vistos. É um fedor de bicho morto. O sentimento é de descaso", desabafa. O problema já vem sendo denunciado pelos responsáveis desde janeiro, mas, segundo os relatos, o volume de lixo só aumenta. "Foi aos poucos e agora está insuportável", diz a mãe de um estudante da unidade.
A entrada de parte dos alunos na escola é feita pelo local, assim como o fornecimento de alimentos, por ser o acesso mais próximo da cozinha, enquanto que a saída dos estudantes se dá pela porta principal.
A escola é a mesma que em fevereiro deste ano estava com falta de carteiras e acomodou alunos em caixotes na sala de aula. Outro problema enfrentado pela Rubens Berardo é a suspensão das aulas em dias de operação policial no Complexo do Alemão.
O DIA pediu esclarecimentos e posicionamento da Secretaria Municipal de Educação do Rio e da Comlurb. Em nota conjunta, eles informaram que uma equipe da Comlurb esteve no local nesta segunda-feira e constatou que os resíduos estavam acumulados no fim de semana. "A coleta está regular no local e é realizada às segundas, quartas e sextas, a partir das 7h. O caminhão coletor já passou pelo local nesta segunda-feira e o local está limpo", disse o comunicado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.