Homem, de 26 anos, possui 14 anotações criminaisReprodução/ TV Globo

Rio - Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, iniciaram a "Operação Infância Protegida", para intensificar o combate a facções criminosas que cooptam crianças e adolescentes para atuar no tráfico de drogas. Os agentes monitoram os criminosos que aliciam os menores e buscam identificar todos os envolvidos.
Para iniciar a operação, na segunda-feira (10), a equipe da DPCA-Niterói prendeu um homem de 26 anos suspeito de pertencer ao tráfico da comunidade do Rato Molhado, em Itaipu. Ele foi localizado na residência de seu pai, no município de São Gonçalo.
Segundo os agentes, ele possui 14 anotações criminais e é conhecido da polícia desde os 15 anos, quando furtou o interior de uma residência, em Itaboraí. Ainda adolescente, foi apreendido em flagrante por envolvimento em delitos como tráfico e porte de arma de fogo de uso restrito.
Já adulto, o autor associou-se de vez ao tráfico de drogas, exercendo diferentes funções na estrutura da facção, além de praticar roubos em coletivos. Ele chegou a ser preso em flagrante em agosto do ano passado, na comunidade em que atuava, na Região Oceânica de Niterói. Já em liberdade, após tomar ciência de mandado de prisão em seu desfavor, buscou refúgio na casa do pai, onde foi encontrado.
As ações da "Infância Protegida" ocorrerão periodicamente. O objetivo da polícia é coibir esta prática criminosa que afeta diretamente a infância e juventude do município de Niterói.