Wesley Bruno utilizou uma barra de ferro para forçar porta de elevadorArquivo Pessoal
“Ao chegar no estacionamento a porta abriu e logo em sequência fechou e por conta disso, não foi possível descer. Em seguida o elevador começou a subir e parou”, explica
Igor também conta que o grupo acionou a sirene de emergência diversas vezes e fez sinal para a câmera, que parecia não estar funcionando. “Diante disso, nós tentamos ligar para os serviços de emergências, porém ninguém tinha sinal de telefone”.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o grupo às 20h45 e levou uma hora para estabilizar a cabine e retirar seis vítimas do local. A ajuda, no entanto, começou antes. O pedreiro Wesley Bruno conta que estava chegando no shopping quando ouviu os gritos de socorro.
“Eu guardei a moto no estacionamento e quando saí escutei um moço de fora do elevador pedindo para chamar a segurança. Eu não sabia o que era, mas chamei”.
Segundo Wesley, o segurança informou que não poderia fazer nada e que seria necessário esperar o técnico do elevador chegar.
O pedreiro utilizou um ferro para manter a porta aberta e conseguir passar água para as pessoas.
Em nota, o TopShopping informou que a pane foi causada por excesso de peso. “Os elevadores passam por manutenção mensal e inspeção semanal”. Ao Dia, a empresa enviou um comprovante de que a última manutenção foi realizada no dia 4 de julho.
As vítimas, no entanto, discordam e dizem que a placa presente no elevador informava que o equipamento aguentava até 14 pessoas, ou 1050kg. Elas explicaram que no momento do incidente havia entre 12 e 13 pessoas na cabine e que o peso das pessoas não ultrapassava o máximo permitido.
Sobre as acusações em relação à atitude dos funcionários, o TopShopping informou que, “por norma técnica, nenhum funcionário do shopping pode mexer no equipamento, somente um técnico da empresa responsável ou bombeiro militar”.
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