Rio - O governo do estado determinou, neste sábado (14), o fechamento temporário de todas as unidades de conservação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) devido às queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na última sexta-feira (13) foram registrados 345 focos de incêndio florestal.
A corporação também monitorou de perto a atuação dos militares em pontos considerados mais críticos, como a Serra da Beleza, em Valença, no Norte Fluminense, onde o combate às chamas já dura alguns dias.
Dos 345 focos no território fluminense, 333 foram extintos pelos militares. Os demais ainda estão sendo combatidos. Segundo os números mais recentes de 2024, cerca de 16.500 ocorrências florestais já foram registradas desde o início do ano.
A corporação informa que, neste sábado (14), o Corpo de Bombeiros já extinguiu 194 incêndios florestais. Ainda havia cerca de 56 ocorrências de fogo em vegetação em andamento no território fluminense às 16h30. Mais de 1.100 militares e 60 viaturas estão empenhados diretamente no combate às chamas.
Fechamento dos parques
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, comunicou, através das redes sociais oficiais da Secretaria de Meio Ambiente, que a visitação foi suspensa em 40 unidades e que as equipes de guarda-parques estão ativamente combatendo os incêndios.
Em suas redes sociais, o secretário explicou que a medida foi tomada para garantir a segurança dos visitantes e evitar novos incidentes. O estado direcionará os esforços da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Crimes Ambientais para lidar com os incêndios e investigar possíveis ações criminosas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.