Rio - Nove ônibus foram sequestrados por criminosos e usados como barricadas entre as comunidades da Tijuquinha e Muzema, na Zona Oeste, no início da tarde desta quarta-feira (16), durante uma operação da Polícia Militar – que permanecia em andamento até as 19h. Horas depois, segundo a corporação, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram atacadas a tiros e reagiram. Durante o confronto, um agente acabou ferido por estilhaços e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM) – o estado de saúde atualizado não foi divulgado.
Até o momento, não há informações de prisões ou demais feridos. Uma carga de material entorpecente foi apreendida, mas ainda não contabilizada.
A PM acrescentou que o policiamento no entorno da Tijuquinha está "amplamente reforçado", com policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), para a continuidade da operação, cuja finalidade é evitar disputas territoriais entre grupos rivais na região.
Sobre os ônibus sequestrados, dois deles ficaram atravessados na Estrada do Itanhangá, interditando o trânsito nos dois sentidos, enquanto um terceiro bloqueou o acesso no centro da Muzema.
2 informações Atenção
Clima tenso na região do Itanhangá, um ônibus foi atravessado entre a Muzema e Tijuquinha, homens fortemente armados foram vistos entrando na área de mata na região. pic.twitter.com/DzHt7EDZ4B
O Rio Ônibus divulgou que todos os coletivos já foram recuperados, mas as linhas que circulam pela região ainda sofriam desvios de itinerário até o fim da tarde. Nenhum passageiro ficou ferido. Confira as linhas sequestradas:
D13091 - 878 Tanque x Barra da Tijuca C30229 - 557 Rio das Pedras x Copacabana C30213 - 557 Rio das Pedras x Copacabana C30241 - 557 Rio das Pedras x Copacabana C30193 - 550 Cidade de Deus x Gávea C13058 - 878 Tanque x Barra da Tijuca C47815 - 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras C30127 - 557 Rio das Pedras x Copacabana C30123 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
Nos últimos 12 meses, 132 veículos já foram sequestrados. "A recorrência dos casos reiteram a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão", disse o Rio Ônibus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.