Empresa encontrou sete irregularidades em comérciosDivulgação/Light
Técnicos de campo, eletricistas, supervisores e engenheiros atuam na operação. Da Civil, participam a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), 52ªDP (Nova Iguaçu), 56ª DP (Comendador Soares) e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além das policiais militares do 20º BPM (Mesquita).
A empresa identificou fraudes em sete estabelecimentos comerciais. Os responsáveis por seis destes locais foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento.
A concessionária também disponibilizou atendimento comercial aos moradores da região, com uma estrutura montada na Praça Santos Dumont, no Centro. No local, é possível solicitar serviços como atualização cadastral, troca de titularidade, parcelamento de débitos, entre outros.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e causa prejuízos a toda a população.
Impacto no fornecimento: de olho no Verão
A falta de luz provocada pelos "gatos" é mais percebida no verão, quando as temperaturas elevadas aumentam o consumo perdulário em locais com altos índices de furto, como comunidades cariocas, fazendo com que transformadores configurados para atender o número de clientes que a concessionária tem cadastrados entrem em sobrecarga.
Furto de energia: prejuízo para todos
Nos primeiros oito meses de 2024, a Light regularizou 2.409 ligações clandestinas e normalizou aproximadamente 121.520 instalações irregulares em residências e comércios de seus clientes. No total, foram recuperados 97 GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer o consumo de 40 mil residências durante um ano.
Apesar desses esforços, a empresa ainda enfrenta um prejuízo anual de cerca de R$ 800 milhões devido ao furto de energia. Para se ter uma ideia do desafio, a cada 100 clientes regulares, 34 furtam energia. Ao longo de 2023, a concessionária inspecionou mais de 610 mil locais para combater os “gatos”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.