Com os presos, agentes apreenderam granada, drogas, rádio transmissor e dinheiroDivulgação / Polícia Civil

Rio - Policiais civis e militares realizam, nesta quinta-feira (12), mais uma ação da Operação Torniquete. Nesta fase, os alvos fazem parte de uma facção que articula roubos de cargas e veículos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Até o momento, três pessoas foram presas.

Os agentes da 54ª DP (Belford Roxo) e do 39º BPM cumprem mandados de prisão do Complexo de Santa Teresa, que abrange as comunidades do Gogo da Ema, Caixa d´Água, Vila Pauline, Barro Três, Guaxa, Santa Teresa e Parque São José.
Já nesta quarta-feira (11), Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados prenderam três homens em flagrante que transportavam toneladas de cabos de cobre roubados de uma concessionária de energia elétrica. Essa ação também fez parte da Operação Torniquete.

A prisão aconteceu quando os autores transportavam toneladas de cabos roubados de cobre na Avenida Brasil, com destino à comunidade do Quitungo, em Brás de Pina, na Zona Norte. Os agentes avistaram o veículo suspeito e fizeram a abordagem. Durante vistoria, os policiais encontraram o material, que pertencia à uma concessionária de energia, escondido embaixo de sacos com sucatas.

De acordo com as investigações, o material teria sido roubado de um caminhão que transportava 25 toneladas de cabos da empresa. O veículo foi levado para a comunidade do Mandela.
Também nesta quarta, durante uma outra atividade da Torniquete, policiais civis fecharam um desmanche de veículos roubados em Nova Iguaçu, na Baixada, e duas pessoas foram presas em flagrante pelo crime de receptação.

O bando tem como alvo veículos de luxo, que após roubados, são vendidos aos receptadores por menos de 10% do valor original. Estes, desmontam os carros e comercializam as peças no mercado paralelo.

Fernandinho Beira-Mar é alvo da Operação Torniquete

Já na terça-feira (10), o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi alvo de uma fase da Operação Torniquete. Preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, ele é investigado por integrar uma quadrilha que gerencia o tráfico de drogas e planeja grande parte dos roubos a veículos de cargas em Duque de Caxias, também na Baixada.

Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão contra a organização criminosa em presídios e em endereços de Caxias, São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Caju e Madureira, na Zona Norte do Rio. Na ação, duas pessoas foram presas.