Gradil e brinquedos de parquinho ficaram destruídos por conta do incidenteReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A queda de uma árvore de grande porte no Largo dos Leões, na divisa entre Botafogo e o Humaitá, na Zona Sul, destruiu parcialmente o parquinho infantil do local. Por causa do temporal e da ventania, registrados em vídeo, nesta sexta-feira (20), um gradil, alguns brinquedos e parte do calçamento da praça também ficaram danificados. 
O trabalho de avaliação dos estragos começou, neste sábado (21), um dia após o temporal levar a árvore ao chão. Durante a manhã, equipes da Comlurb estiveram no local fazendo a remoção dos restos da vegetação, além da poda de outras árvores da praça.
A força da árvore ao cair deixou as grades do parquinho contorcidas. O calçamento ao redor, onde fica um bueiro, levantou por conta das raízes, deixando o local irreconhecível. Alguns brinquedos, como as gangorras e o balanço, também sofreram avarias. 
Segundo Flávio Carlos, que é vizinho ao local, a árvore já dava indícios de que poderia cair. "Essa praça é adotada por mim. Eu que tenho cuidado dela. Quando eu vi essa árvore caindo foi um susto. Essa árvore era muito grande, ela tinha muita raiz, mas não era muito aprofundada. Da minha janela eu vi tudo", contou o morador.

Apesar do susto, Flávio vê a queda como uma oportunidade para que a praça passe por uma revitalização. "Eu vivo soldando e pagando para soldar isso daí. Essas grades estão em péssimo estado. Pelo menos agora, talvez, eles façam alguma coisa", disse o aposentado.


Ainda segundo Flávio, pouco tempo atrás a praça já havia registrado outras quedas de galhos grandes. "Eles podiam fazer uma prevenção. Essa amendoeira ali, por exemplo, fica na frente da janela, então agora ela corre menos risco (...) É triste ver isso", lamentou.

Segundo relato do porteiro de prédio vizinho ao local, que não quis se identificar, por pouco a queda não deixou também feridos. O funcionário contou que antes do incidente uma mulher brincava com seu filho na chuva e foi alertada sobre o risco.

Ventania derruba árvores pela cidade

O temporal com ventos fortes que atingiu a cidade nas últimas 24 horas derrubou árvores em outros bairros da cidade. Na Rua Ouseley, em Coelho Neto, Zona Norte, foram três quedas por conta da ventania. Segundo o Centro de Operações, equipes da prefeitura atuam nos pontos.

Na manhã deste sábado, uma árvore caiu sobre fiação na Rua Pereira da Silva, em Laranjeiras, na Zona Sul. A via foi interditada na altura do número 601. Na autoestrada Lagoa-Barra, sentido Barra, a queda de um galho interditou parte da via por volta das 10h30. Não há registro de feridos em nenhum dos casos.