Animal foi resgatado e, logo após, solto no Parque Municipal Chico MendesDivulgação/GM-Rio

Rio - Um jacaré foi resgatado, nesta sexta-feira (27), dentro de um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Após serem acionados por uma moradora, guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) resgataram o animal na Rua Jarbas de Carvalho, que fica próxima ao Parque Municipal Chico Mendes. Veja o vídeo:

O animal não apresentava ferimentos ou sinais de abatimento e após o resgate foi levado para o parque onde foi realizada a soltura.
Ao DIA, o biólogo e mestre em ecologia Mario Moscatelli explicou que na região, as saídas dos jacarés de seus ambientes não são raras, ainda mais em época de chuva.
"Principalmente sendo próximo ao Parque Chico Mendes e ao Canal das Taxas, onde o número de jacarés é elevado, não é incomum, principalmente em períodos de chuva mais intensa, quando lagoas, rios e canais enchem, eles saírem de seus ambientes naturais e 'darem um passeio', seja por conta de busca de alimento, por questões de natureza territorial ou porque os corpos d'água encheram e eles resolveram pesquisar as redondezas", afirmou.
"Felizmente, a patrulha ambiental foi chamada e o animal pôde ser devolvido ao seu ambiente natural, que apesar de ainda poluído, é seu ambiente natural."
Moscatelli também argumentou que os seres humanos são os verdadeiros invasores no espaço dos animais.
"O jacaré é que deu nome à toda a baixada, isto é, Baixada de Jacarepaguá. Portanto, quem invadiu e continua invadindo a casa do jacaré é o crescimento urbano, seja ele ordenado e desordenado", afirmou.