O trabalho será realizado com o apoio das mais de 150 câmeras de monitoramento urbano espalhadas pela cidade do RioCarlos Magno / Divulgação
Novo software de monitoramento ajudará a localizar pessoas perdidas em eventos
Ferramenta é uma parceria entre a Polícia Militar e o Governo do Estado e começará a ser utilizada durante o Carnaval
Rio - Crianças e adolescentes que se perderem durante o Carnaval em áreas de grande aglomeração poderão ser rapidamente encontradas por meio de pulseiras digitais e um novo software de reconhecimento facial, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Polícia Militar. A ferramenta começará a ser utilizada durante o carnaval, tanto na orla quanto nos desfiles de blocos da capital.
O trabalho será realizado com o apoio das mais de 150 câmeras de monitoramento urbano espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro.
Para utilizar a nova função, basta baixar o aplicativo 190RJ, criado para conectar diretamente o cidadão ao 190, e clicar no botão 'Pessoas Desaparecidas', preenchendo os dados solicitados. O ideal é que os responsáveis pelas crianças e adolescentes façam o cadastro prévio. Se uma criança cadastrada se perder durante o cortejo, ela será ser localizada rapidamente pelo sistema de reconhecimento facial, que já possui a imagem armazenada.
Quando o programa detecta a localização do desaparecido, o policial militar mais próximo é acionado pela equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e inicia as buscas com a ajuda das câmeras mais próximas à localidade do desaparecimento, além da procura ativa das equipes no local.
De acordo com o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, a nova funcionalidade passará a fazer parte da rotina de trabalho da Polícia Militar para localizar pessoas perdidas nas praias, shows, estádios esportivos e demais eventos.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.