Marcelo acredita que o filme é um símbolo de reconciliação do Brasil, ao retratar o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante a Ditadura MilitarDivulgação

Rio - O escritor Marcelo Rubens Paiva vai receber a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Fluminense. Marcelo é o autor do livro que inspirou o filme 'Ainda Estou Aqui', que concorre a três categorias no Oscar. A cerimônia de entrega, que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ainda não tem data marcada. 
Marcelo acredita que o filme é um símbolo de reconciliação do Brasil, ao retratar o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante a Ditadura Militar, e a luta de sua mãe por décadas. A iniciativa partiu da deputada Verônica Lima (PT), que também protocolou um projeto para que o nome do pai de Marcelo, o ex-deputado Rubens Paiva, seja incluído no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro.

A trajetória da família Paiva é um dos marcos da história brasileira, simbolizando a resistência contra a ditadura militar e a luta por democracia e direitos humanos.

'Ainda Estou Aqui' foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme. Esta é a primeira vez na história que uma obra brasileira disputa a maior categoria do Oscar, que será realizado neste domingo (2). A produção também recebeu outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).