Ausência de chuva veio associada ao forte calor que atingiu o estado em fevereiroArmando Paiva/Agência O Dia

Rio - A falta de chuva é uma realidade em praticamente todo o estado desde o mês de dezembro. Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou chuvas abaixo da média ao longo dos últimos 90 dias em quase todo o Rio, com destaque negativo para o mês de fevereiro, quando o estado inteiro teve números alarmantes, muito inferiores ao esperado. 
Segundo os dados do instituto, em dezembro houve um acumulado abaixo da média na cidade do Rio, na Região Metropolitana, Baixada Fluminense e Médio Paraíba. Contudo, algumas cidades das regiões Norte, Noroeste, Região dos Lagos, Costa Verde, Centro-Sul e Serrana, tiveram chuva acima do projetado. O que aliviou essa condição no estado. 
Já no mês de janeiro, o efeito da onda de calor começou a ser mais geral. Com isso, as chuva foi abaixo da média esperada em praticamente todo o estado, com apenas algumas cidades da Costa Verde e Médio Paraíba dentro dessa expectativa dos meteorologistas. 
Em fevereiro, quando a capital registrou seu mês mais quente dos últimos 28 anos, todas as regiões do estado anotaram médias muito abaixo do esperado. 
Assim como o levantamento do Inmet, o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, já havia sinalizado no início do mês para a condição crítica climática vivida na cidade ao longo do mês passado. De acordo com os meteorologistas, a cidade teve apenas 0,6 mm de média ao longo dos 28 dias de fevereiro, quando o esperado para essa época era de 123 mm. 
A situação, inclusive, fez secar um trecho do Rio Joana que passa pela Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte. O corpo hídrico, que é parte de uma bacia que abrange os bairros de Andaraí, Tijuca, Vila Isabel e Maracanã, agora tem o fundo à mostra e com rachaduras.
Recorde de temperatura
Não foi só a falta de chuva que atingiu o Rio ao longo do mês de fevereiro. O período também ficou marcado pelas altas temperaturas. O Inmet apontou alguns dias ao longo do mês com máximas acima dos 41° C, com destaque para o dia 17, quando a estação meteorológica de Niterói registrou 42,2° C. Na cidade do Rio, a máxima ficou pouco abaixo, em 42° C. As temperaturas aparecem acima de qualquer outro registrado histórico feito pelo instituto no período. 
O último recorde em fevereiro para a cidade do Rio era de 40,7°C, enquanto em Niterói a máxima histórica registrada era de 40,1° C.