A aceleração abrange Núcleos Criativos, Workshops e Mentoria e proporciona formação profissionalDivulgação

Rio - A Instituição Sociocultural Cinema Nosso, por meio do Projeto Produtora Escola, realiza a seleção de dois projetos audiovisuais de curtas-metragens, que representem a primeira produção independente do candidato, e de até 40 realizadores audiovisuais para a aceleração e produção dos trabalhos. O valor total disponibilizado será de R$ 15.000,00 por equipe, viabilizado com recursos da Lei de incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. As inscrições irão até terça-feira, 25 de março.

A aceleração abrange Núcleos Criativos, Workshops e Mentoria, e dessa forma, proporciona formação profissional e incentiva ao empreendedorismo. Com isso, o Cinema Nosso busca fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual, por meio do aprimoramento das habilidades dos participantes e do impulsionamento de suas carreiras. Durante as diferentes etapas, os profissionais da área compartilharão saberes e conhecimentos técnicos com os selecionados. Além disso, a chance da realização de networking, item relevante para a inserção no mercado de trabalho.

Compromisso com a inclusão e a diversidade

A iniciativa tem um compromisso com a inclusão e a diversidade, pois promove o acesso democrático à produção audiovisual e tecnológica. Os curtas têm como prioridade a admissão de mulheres negras, indígenas, trans, travestis e/ou refugiadas. No entanto, inscrições de homens negros e pardos também serão aceitas em qualquer modalidade.

O edital contempla as matrículas em duas categorias: proponentes e realizadores. A experiência comprovada de no mínimo um ano no audiovisual é obrigatória e apresentar a declaração étnico-racial.

"A Produtora Escola tem como objetivo não só fortalecer a formação e a inserção dos novos talentos no mercado audiovisual, mas também criar o ambiente prático no aprendizado. Fora impactar as jovens negras, trans, indígenas e refugiadas que dificilmente teriam recurso financeiro a fim de desenvolver seus trabalhos. É uma oportunidade ímpar para se inserir na área. A Produtora Escola não passa só o incentivo financeiro, ela é responsável pelo suporte pedagógico. Ou seja, há um acompanhamento da inscrição até a finalização com um olhar profissional de pessoas importantes do cenário audiovisual", afirma Isabel Rodrigues, Coordenadora de Raça e Gênero do Cinema Nosso.

- Proponentes: pessoas físicas, acima de 18 anos, que atuem como Diretoras, Produtoras ou Roteiristas. O proponente é o responsável pela realização do projeto e pela concepção da ideia, e poderá inscrever sua equipe de realizadores;

- Realizadores: pessoas físicas, a partir de 18 anos, que desejam se inscrever para participar da aceleração como integrantes de algum dos programas, podendo ser inscritos por um proponente ou se inscreverem individualmente, tendo a possibilidade de serem incluídos em uma das propostas selecionadas.

Sobre o Cinema Nosso

A Instituição Sociocultural Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que, ao longo de sua trajetória, trabalha para proporcionar experiências de inclusão para jovens de favela, periferias e de outros espaços populares. É reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, tendo mais de 30 mil jovens impactados pelas formações nas áreas de audiovisual, inovação e impacto social.

Produtora Escola

Foi criada em 2009 com o objetivo de estimular o empreendedorismo e desenvolver habilidades profissionais nos jovens, ao possibilitar vivências no mercado audiovisual. A última edição aconteceu em 2017. Agora, retorna com foco na produção audiovisual de jovens negras e negros no Rio de Janeiro
Mais informações e edital completo: https://cinemanosso.org.br/nossos-projetos/produtora-escola/