Rio - De acordo com a previsão do Alerta Rio, a cidade terá um fim de semana marcado por chuvas fortes. E o mar também não está para peixe. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, com início às 18h de sexta-feira (4) e término às 9h de domingo (6).
Cinthia Avellar, gerente de hidrometeorologia do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), explicou que este quadro está associado à passagem de uma frente fria, junto com um grande transporte de umidade do oceano para o continente. "Essa combinação favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas mais persistentes e volumosas", disse.
Segundo ela, é comum que isso aconteça no período de transição entre o verão e o outono. Mas pontuou que eventos extremos vêm sendo observados com mais frequência e isso tem forte relação com o aumento das temperaturas médias globais nas últimas décadas.
As chuvas devem começar a partir desta quinta-feira (3) com pancadas à tarde, que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura deve variar entre 38°C e 23°C.
Entre sexta-feira (4) e sábado (5), a previsão é de chuva generalizada pela cidade, com intensidade moderada a muito forte, também com a possibilidade de raios e rajadas de vento. Na sexta, as temperaturas devem ficar entre 29°C e 21°C. O sábado será um pouco mais frio: a máxima esperada é de 25°C e a mínima, 18°C.
Já o domingo, será mais calmo. A previsão é de chuva fraca a moderada ao longo do dia. O céu deve ficar nublado ou encoberto e os ventos estarão moderados. A máxima segue prevista em 25°C e a mínima, 17°C.
Em dias de chuvas fortes, o Centro de Operações e Resiliência (COR) e Defesa Civil municipal orientamos cidadãos a tomar certos cuidados. São eles:
Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
Não force a passagem de veículos em áreas alagadas;
Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil municipal. Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo COR.Rio;
Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Estas são as precauções que podem ser tomadas em terra. Já no mar, neste período mais agitado, a Marinha do Brasil orienta que:
Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
Evitar a prática de esportes no mar;
Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Para não ser pego desprevenido, o carioca pode se inscrever para receber alertas da Defesa Civil, com recomendações e avisos meteorológicos. Basta fazer o cadastro por SMS pelo número 40199, ou via WhatsApp, pelo telefone (61) 2034-4611.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.