Pontos de alagamentos na BR-040Divulgação
BR-040 - Duque de Caxias
Segundo a Concer, que administra a via, chuvas intensas prosseguem afetando as condições das pistas, com bolsões d'água em diversos trechos da rodovia em ambos os sentidos. Equipes atuam com auxílio de bombas para retirar o excesso de água acumulada.
A praça de pedágio de Duque de Caxias (km 102) foi interditada preventivamente, por medida de segurança, por volta das 9h30. Por medida de segurança, a via voltou a ser interditada preventivamente a região às 11h33, devido às chuvas mais intensas que tornaram a atingir a região, mas reabriu por volta do 12h. No entando, pode voltar a fechar ao longo do dia.
Há ainda quedas de árvores na BR-040, km 87, Petrópolis, sentido Rio com faixa da esquerda bloqueada, e no KM 91, no mesmo sentido, com pista da direita interditada.CHUVA FORTE NA ESTRADA NA SERRA DE PETRÓPOLIS RJ. pic.twitter.com/bGskrbyJI6
— (@PlantaoRio_) April 4, 2025
BR-101 (Rodovia Rio-Santos)
Em alguns pontos atingidos, já choveu 268 milímetros nas últimas 24 horas, volume que deixou o solo encharcado e aumentou significativamente o risco de deslizamentos e outras ocorrências mais graves.
- km 503 ao 500 | Status: Interditado
- km 473 ao 455 | Status: Interditado
- km 433 ao 428,5 | Status: Interditado
Regiões de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Mangaratiba (RJ).
O segundo toque das sirenes é para mobilizar as pessoas para os pontos de apoio. O município também emitiu alerta via SMS e fez o acionamento da sirene da Rua do Imperador para inundação ao longo da via e para a Avenida Barão do Rio Branco.
A via está interditada e as equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) estão no local e orientam os motoristas a se dirigirem para locais seguros ou para as ilhas de segurança.
Além disso, foram abertos os pontos de apoio das regiões Alto Independência, Vila Felipe, São Sebastião, Alto da Serra, Duques e João Xavier. A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforça a importância de acompanhar as atualizações.
Devido ao alagamento a sirene de alerta tocou no bairro Pantanal e por conta do reflexo no Parque Fluminense também, na noite de sexta. No bairro Pantanal houve um deslizamento sem vítimas. A família que morava no imóvel foi retirada pela equipe da Defesa Civil e levada para local seguro. A Escola Municipal Bilíngue Maria Helena Tenório Cavalcante, localizada na Rua Vicente Guerreiro, no bairro Pantanal, está funcionando como ponto de apoio para atendimento à população da região.
A Prefeitura reforça que permanece atenta aos impactos causados pelas chuvas no município e segue com suas equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras nas ruas, monitorando áreas de risco e prestando assistência à população sempre que necessário.
Aí Sr prefeito @eduardopaes e Sr governador @claudiocastroRJ vocês sabiam que essa água é do Rio Acari que não teve obra por isso transbordou e encheu as ruas do nosso bairro. Isso foi as 05h30 da manhã e agora já encheu mais. O que vai ser feito? Eu respondo. Nada. pic.twitter.com/32xAZZBEHk
— Ivan Vascaíno de esquerda. (@nobrega_ivan) April 5, 2025
"A situação está complicada, pessoal. Evitem sair de casa. Se você mora em área de risco, procure um local seguro. A forte chuva deixou o centro de Duque de Caxias alagado, como mostra o vídeo, e outros bairros da cidade também estão em alerta. Fiquem atentos e se cuidem." pic.twitter.com/LUAECifjVu
— CaxiasTV (@CaxiasTV24hs) April 5, 2025
Jardim Primavera - Duque de Caxias - RJ pic.twitter.com/Uc657fURlP
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) April 5, 2025



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.