Cláudio Castro e Eduardo Paes lembraram a mensagem de amor e humildade passada pelo papa FranciscoTiziana Fabi/AFP

O governador do Rio, Cláudio Castro, divulgou na manhã desta segunda-feira (21) nota de pesar pela morte do papa Francisco. No texto, o chefe do Executivo, que é católico, destaca a humildade e a coragem do pontífice, além da defesa da fraternidade entre os povos. Já o prefeito Eduardo Paes fez uma publicação na plataforma X, na qual agradeceu a Francisco pelo ensinamento de "que o amor de Jesus Cristo é o que une, cura e salva", além de lembrar o papel que o Santo Padre desempenhou na Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013 no Rio.
Leia a íntegra da nota de pesar do governador Cláudio Castro:
"O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do Papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível. Cresci na fé e é como um filho que sinto a perda deste líder religioso tão humilde, querido e corajoso, que dedicou sua vida a levar um sentimento de paz e fraternidade a todos. Francisco iluminou nossas vidas com esperança, amor e misericórdia, aproximando a Igreja de todos os povos.

"Seu exemplo de amor ao próximo e de coragem para enfrentar os desafios nos inspira a seguir com esperança e fé. Inesquecível foi sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Seu exemplo nos inspira a construir um mundo mais fraterno e solidário. Sua memória e seu legado de amor permanecerão eternos em nossos corações. Gratidão pela sua missão, amado Francisco!"
Luto oficial
A Prefeitura decretou luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco. Já o governo do Estado determinou  três dias como período de homenagens.