Motorista caiu em vala feita pelo tráfico no bairro de Vista Alegre, em São GonçaloReprodução/Redes sociais

Rio - Nos últimos meses, criminosos do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana, têm adotado novas formas de bloqueio para dificultar a entrada da polícia em áreas dominadas pelo tráfico. No bairro de Vista Alegre, um motorista de aplicativo teve o para-choque do carro destruído após cair em uma vala aberta por criminosos.
No vídeo, gravado pela própria vítima e publicado nesta terça-feira (22), é possível ver a profundidade buraco, localizado na parte alta da Rua Joaquim Nabuco, uma via paralela à RJ-104, importante rodovia que cruza a cidade. "Olha isso, buracão! Olha só onde eu caí", diz o motorista, ainda assustado com o ocorrido.
Veja o vídeo abaixo:
Moradores relatam que o "padrão" das barricadas mudou nos últimos tempos, principalmente devido à atuação mais intensa da Polícia Militar no município. As barricadas móveis, comuns até pouco tempo atrás, vêm sendo substituídas por obstáculos fixos, como valas, pneus e ferros fincados no chão, que forçam os motoristas a fazer zigue-zagues arriscados ou, em casos extremos, impedem totalmente a passagem.
No Complexo de Israel, formado por Parada de Lucas, Vigário Geral, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, na Zona Norte do Rio, esta prática tem sido adotada há mais tempo. Em recentes operações da PM na região, agentes já se depararam com as valas no chão como barricadas. A região é dominada atualmente por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o 'Peixão', que lidera o Terceiro Comando Puro (TCP).
Procurada, a Polícia Militar informou que "a corporação tem atuado de forma expressiva nas demandas de remoção de obstáculos em vias públicas. Para tanto, a SEPM adquiriu cinco “kits de demolição” gerando um investimento de R$ 11 milhões para compra dos novos equipamentos - 05 retroescavadeiras, 05 caminhões-prancha e 05 caminhões basculantes. Para a utilização dos novos maquinários, os policiais militares passaram por capacitação adequada.

Em relação às valas abertas, o comando do 7º BPM (São Gonçalo) atua em parceria com a prefeitura para concretagem e fechamento dos obstáculos. Em todo o estado, somente este ano, 1,573 toneladas de barricadas já foram removidas pela corporação.

Destacamos ainda, que a atuação da Corporação enquanto órgão de segurança pública segue protocolos técnicos, tendo como preocupação central a preservação de vidas - da população local e de policiais militares envolvidos na ação -, assim como as determinações estabelecidas pela legislação vigente e por decisões judiciais.

O Comando da Corporação também investe na área de inteligência, analisando números e realizando ações de monitoramento a partir de imagens captadas por aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM). Desde janeiro de 2023, a retirada de barricadas passou a ser mais um item do saldo operacional computado diariamente pela Subsecretaria de Inteligência da SEPM.

A Corporação ressalta ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da nossa Central ou App 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que procedimentos investigativos sejam iniciados."