Rio - Um homem apontado como líder de uma quadrilha especializada na venda ilegal de anabolizantes e medicamentos controlados foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (30), dentro de uma agência dos Correios em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.
Medicamentos e anabolizantes apreendidos pela Polícia CivilReprodução
Francisco José de Souza Ferreira Júnior utilizava agências postais em bairros como São Cristóvão, Caju, Maracanã e Penha para despachar encomendas com substâncias proibidas para vários estados do país. A estimativa é de que o grupo tenha lucrado mais de R$ 10 milhões em um ano.
As investigações tiveram início no fim de 2024, após o Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica, identificar remessas suspeitas. A partir daí, agentes da 21ª DP (Bonsucesso) desarticularam o esquema, que envolvia o envio diário de anabolizantes importados do Paraguai e do México — como enantato de testosterona, trembolona, estanozolol, cipionato, nandrolona e oxandrolona — além de medicamentos controlados como sibutramina, clonazepam e metilfenidato.
A base de operações do grupo era na comunidade do Guarabu, na Ilha do Governador, onde os produtos eram armazenados e embalados. Francisco utilizava CPFs de terceiros e declarações falsas para mascarar o conteúdo das encomendas, que podiam chegar a até R$ 15 mil por remessa.
Ele foi preso quando havia acabado de despachar mais uma carga ilegal, e vai responder por falsificação de produto com fins terapêuticos e falsidade ideológica. As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.