Rio - As primeiras horas de funcionamento do superposto Jaé na Cidade Nova, no Centro do Rio, nesta segunda-feira (23), teve grande procura. A maioria dos usuários da gratuidade recorreram à nova unidade, depois de enfrentarem longas filas, horas de espera e não terem conseguido retirar o cartão em outros pontos do município. Por conta dos transtornos na última semana, a prefeitura anunciou a ampliação no atendimento à população.
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Outros dois superpostos serão abertos nesta terça (24) e quinta-feira (27), na Praça do Trem do Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte, e na Vila Olímpica de Deodoro, na Zona Oeste, respectivamente. Mais dois pontos serão abertos em Madureira, no Shopping São Luiz, e na Pavuna, na Arena Jovelina Pérola Negra. Todas as lojas passarão a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a partir de amanhã. Confira os endereços ao final.
Na unidade da Cidade Nova, que fica no Clube do Servidor, na Rua Ulysses Guimarães, os usuários já notaram melhorias no serviço, com cadeiras para aguardarem sentados, maior número de atendentes, ventiladores e distribuição de água. Entretanto, os passageiros ainda se queixam da demora para receberem o cartão e a confusão sobre a entrega, já que muitos optaram por receber em casa, mas o bilhete nunca chegou.
Jurema Dias de Moura, de 68 anos, conta que optou por receber o Jaé em casa, mas foi informada que tentaram fazer a entrega, sem sucesso. Depois, precisou enfrentar uma fila de cerca de quatro horas na loja de Madureira, onde seu marido, Álvaro da Silva de Moura, pegou o dele, para descobrir que o cartão estava na Cidade Nova. Apesar do conforto no superposto, a aposentada lamentou os transtornos para ter acesso ao benefício.
"Disseram que foram na minha casa três vezes e não tinha ninguém. A atendente fez de novo, disse que estava em Madureira, mas não estava lá, assim fica difícil (...) É uma sensação muito ruim, é como se você ja for idosa, você é o resto. É um direito, eu trabalhei muitos anos para ter direito a alguma coisa e é como se a gente estivesse sendo deixado de lado. É muito desagradável", desabafou Jurema.
"Aqui é 'vip', tem cadeira, tem água, tem mais gente atendendo. Lá em Madureira eram duas pessoas atendendo, teve uma senhora que caiu no chão, desmaiou, de tanto tempo esperando na fila", relatou Álvaro, de 68 anos, que também chegou a passar mal durante a espera para retirar o cartão do Jaé, na última semana.
Depois de uma espera de cerca de três meses para receber o Jaé em casa, Sandra dos Santos, de 66 anos, decidiu ir ao superposto. "Eu moro perto daqui, no Caju, estava programado para eu receber na minha residência, mas não chegou. Eu sempre entro no aplicativo e o cartão está ativo, mas ainda não chegou, então eu decidi vir aqui para pegar. Eu esperei, esperei e não chegou, então me deu um 'clique' e achei melhor vir buscar".
A aposentada Maria José Alves de Brito, de 77 anos, se queixou de ter pago uma taxa de R$ 7,95 para receber o cartão em casa, mas ter que enfrentar fila na loja, já que o Jaé não foi entregue. "Eu paguei e não recebi nada, já vai fazer uns quatro meses. Já tinha ido uma vez na outra loja daqui (Rua Ulysses Guimarães) e o meu CPF estava lá, mas não tinha nada. Hoje eu vim ver se está pronto, mesmo, e se vai estar aqui. É um transtorno, porque mês que vem já começa a funcionar".
Durante o anúncio das novas medidas para melhoria do atendimento do Jaé à população, no Centro de Operações Rio (COR), nesta segunda-feira, a secretaria municipal de Transportes, Maína Celidonio, afirmou que os problemas com a entrega em domicílio foram pontuais e poderão ser resolvidas nas lojas e superpostos.
"A gente acompanhou esses casos das pessoas que pediram em casa e não receberam. Algumas são três tentativas de entrega e ninguém para receber, alguns o endereço estava errado. Então, são casos pontuais, são diversas causas que levam a isso. A gente está monitorando e a não tem um diagnóstico de que é uma coisa sistemática, tem diversos problemas associados a isso. A gente lamenta que isso tenha acontecido, a pessoa vai na loja e vai conseguir resolver esse problema, agora com muito mais celeridade".
Morador de Guadalupe, na Zona Norte, o locador de granito, Cláudio Germano, diz que decidiu retirar o cartão no superposto para evitar as longas filas na loja mais próxima de sua casa, em Deodoro. "Aqui está melhor, em Deodoro está muito ruim, lá eu não consegui nada, aí escolhi para retirar aqui, para ter menos estresse, menos transtorno. Já tem dois meses que estou esperando para retirar, desde abril. Tomara que hoje eu consiga, porque não posso ficar sem minha passagem".
Procon e Defesa do Consumidor multam Jaé
Também nesta segunda-feira, as lojas do Jaé receberam uma fiscalização do Procon-RJ e da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (DECON). No superposto, os agentes ouviram reclamações de usuários sobre a demora na entrega do cartão, problemas para receberem em casa e o descumprimento das regras de prioridade. Os órgãos aplicaram uma multa que pode chegar aos R$ 10 milhões à CBD Bilhete Digital, responsável pelo sistema, que tem 15 dias para apresentar defesa.
A pasta e a autarquiam justificaram ter ocorrido "irregularidades que ferem os direitos do consumidor". Nas fiscalizações, que começaram na última sexta-feira (20), os agentes identificaram que os pontos não tinham fila prioritária, ou prioridade apenas para idosos acima de 80 anos, apesar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) exigir para acima de 65 anos. Os fiscais ainda encontraram pessoas há mais de duas horas nas filas e postos sendo anunciados como abertos, apesar de estarem fechados.
"É crucial que os nossos fiscais acompanhem de perto o que está acontecendo, ouçam os consumidores, para entender a real urgência e necessidade de cada um que está ali. Estamos fazendo um formulário com todas as queixas e tomaremos todas as medidas necessárias e cabíveis", disse o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Os órgãos também apontam que a informação sobre a possibilidade do cartão ser entregue em casa, sob taxa de R$7,95, "não está sendo amplamente divulgada de forma clara, precisa e adequada como é previsto no Código de Defesa do Consumidor". Além disso, passageiros relataram que são cobrados, mas o bilhete não chega. "O consumidor que pagou para a entrega em casa e teve que retirar o cartão presencialmente, pode entrar em contato com a SEDCON ou com o Procon-RJ para registrar a reclamação, que vão notificar a empresa que ela realize o reembolso", destacou Fonseca.
Em nota, o Jaé informou que ampliou o horário de funcionamento de suas lojas para evitar filas e superlotação e está à disposição para trabalhar em conjunto com o Procon-RJ e demais órgãos fiscalizadores. "Nesta segunda-feira, a Prefeitura anunciou que os postos do Jaé funcionarão das 7h às 19h, de segunda a sábado, e outras três novas lojas serão inauguradas para aumentar a capacidade de atendimento. Em uma delas o cartão pode ser emitido na mesma hora", completou.
Na semana passada, a CBD havia sido intimada a prestar esclarecimentos sobre as longas filas de espera para atendimento e emissão do cartão, bem como sobre o desrespeito ao serviço prioritário. Em caso de descumprimento, ficou determinada a imediata suspensão de distribuição do bilhete, até que sejam apresentados todos os dados e informações.
Segundo o cronograma anunciado à época do lançamento, em julho do ano passado, todos os passageiros já deveriam estar viajando com o Jaé desde fevereiro de 2024. No entanto, com as dificuldades para a implementação do serviço, o prazo foi adiado para fevereiro de 2025 e posteriomente para 1º de julho deste ano. Na ocasião do adiamento, diversos usuários enfrentaram problemas para realizar o cadastro, agendar a retirada do novo cartão ou validar benefícios como a gratuidade para idosos.
Como adquirir o Jaé?
De acordo com a Prefeitura do Rio, os idosos podem realizar o registro no aplicativo e usar o Jaé Gratuidade logo após a validação do cadastro biométrico, por meio da geração do QR Code pela plataforma. Caso prefiram a versão física do bilhete, podem solicitar a entrega domiciliar, que é gratuita. Se não conseguirem se cadastrar pelo celular, devem ir à uma das lojas ou postos de atendimento temporários. Confira o passo a passo abaixo.
Já as Pessoas com Deficiência (PCDs) ou doentes crônicos beneficiários de gratuidade nos transportes são cadastrados nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diretamente no sistema Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. Após a concessão, o usuário poderá solicitar o bilhete pelo aplicativo ou em uma loja de atendimento. O cartão poderá ser retirado em loja gratuitamente ou entregue em domicílio, mediante pagamento de taxa de conveniência de R$ 7,95.
No caso dos estudantes de escolas municipais, no início do ano letivo, os cartões dos alunos matriculados foram enviados às respectivas escolas para entrega aos estudantes. Após esse procedimento, todas as unidades escolares foram orientadas a encaminhar os cadastros diretamente para o Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. A solicitação do bilhete deve ser realizada pelo estudante por meio do aplicativo ou presencialmente em um dos postos.
O mesmo processo ocorreu nas unidades estaduais vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com os cartões distribuídos às Diretorias Regionais Administrativas (Metropolitanas) antes de serem encaminhados às escolas. A solicitação pelos estudantes segue disponível via aplicativo ou nas lojas. No caso das escolas estaduais não ligadas à Seeduc e federais, a emissão deve ser solicitada diretamente pelo aluno, no aplicativo da Jaé ou indo até um dos postos. O bilhete pode ser retirado gratuitamente ou entregue em domicílio, com pagamento de taxa de R$ 7,95.
As instituições de ensino superior da cidade encaminham os cadastros de universitários cotistas e bolsistas do ProUni diretamente à concessionária Jaé. Os universitários com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo devem realizar o upload dos documentos exigidos pela legislação através do site Jaé Universitário. Independentemente da categoria de aluno, a solicitação do cartão deve ser feita via aplicativo, com a opção de retirada gratuita em loja ou entrega em domicílio mediante o pagamento de taxa. Confira o passo a passo abaixo.
Para as empresas do Rio, é necessário cadastrar os funcionários para a aquisição de vale-transporte. O processo de contratação é online e gratuito, disponível no site jae.com.br/empresas. O novo sistema simplificou o processo, eliminando a necessidade de desvincular compradores anteriores ou validar recargas, permitindo que os trabalhadores acessem os créditos de vale-transporte de forma imediata. Ainda é permitido acumular créditos de diferentes empregadores em um único cadastro ou cartão. Em caso de perda, os usuários podem continuar usando o vale-transporte por QR Code, até a entrega de um novo.
Por fim, o público geral pode baixar o aplicativo, seguir as instruções para cadastro e já começar a utilizar o Jaé de forma virtual no próprio celular. A solicitação do cartão físico com a bandeira Visa é gratuita e a retirada pode ser feita em uma das lojas de atendimento. Outra opção é pagar a taxa de R$ 7,95 e receber em casa. É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é um cartão verde, que não poderá ser associado à conta no aplicativo.
Serviço
Lojas Jaé, de segunda a sábado, das 7h às 19h:
Botafogo (sede da RioLuz, até 19h desta segunda-feira) – R. Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo;
Botafogo (novo endereço a partir desta terça-feira) – R. Dona Mariana, 48 – Botafogo;
Campo Grande – Rua Aurélio de Figueiredo, 41, loja D;
Centro 1 CASS (sede da Prefeitura, segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 17h) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova;
Centro 2 (em frente ao metrô do Estácio) - Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A - Estácio;
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca;
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca;
Terminal BRT Paulo da Portela Madureira (a partir de quarta-feira (25), atendimento apenas para o público geral) – Rua Padre Manso, s/nº, EF 203 – Madureira;
Madureira - Shopping São Luiz (apenas gratuidades) - Av. Ministro Edgard Romero, 81 - Madureira;
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº – Santa Cruz;
Terminal BRT Deodoro (aberta até quarta-feira (25)) – Estrada do Camboatá, 46, Deodoro;
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra Guaratiba;
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107, Taquara;
Terminal Gentileza (sem retirada de cartão) - Avenida Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32;
Arena Jovelina Pérola Negra (a partir de sexta-feira (27)) - Praça Ênio, S/N, Pavuna;
Nave do Conhecimento Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380;
Superpostos Jaé, segunda a sábado, das 7h às 19h:
Clube do Servidor - Rua Ulysses Guimarães S/N, Cidade Nova;
Vila Olímpica de Deodoro (a partir de quinta-feira (26)) - Estrada do Camboatá, S/N- Deodoro;
Nave do Conhecimento Engenho de Dentro (a partir de terça-feira 24))– Rua Arquias Cordeiro, 1516.
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