Confrontos no Morro do Juramento ocorreram entre a noite de segunda (23) e a madrugada de terça (24)Reprodução / Redes Sociais

Rio - Intensos tiroteios geraram momentos de tensão para moradores do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte, entre a noite desta segunda-feira (23) e a madrugada desta terça-feira (24). Os confrontos estariam relacionados com a disputa entre grupos rivais pelo território.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a força dos disparos. Em uma gravação, as rajadas ocorrem por seis segundos, sem interrupção. O Instituto Fogo Cruzado registrou tiros na região às 21h. Ainda houve relatos de disparos às 1h desta terça.
"Trump [presidente dos Estados Unidos] esqueceu de avisar a galera do Morro do Juramento que o cessar fogo começa hoje [segunda]. Bala voando. Guerra comendo", escreveu uma internauta.
Os tiroteios teriam ocorrido em meio à uma disputa entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro. Questionada, a Polícia Militar informou apenas que o policiamento segue intensificado na região.
Rotina de violência
A comunidade, controlada pelo Comando Vermelho, vem sendo palco de uma rotina de violência há meses. Traficantes do TCP tentam invadir e controlar o território. Os grupos rivais acabam entrando em confrontos, que já terminaram neste ano com moradores baleados.
Em maio, uma moradora foi atingida por uma bala perdida na região. Na época, Maria das Dores dos Santos foi socorrida e levada ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, em estado grave. No mesmo dia, dois corpos foram deixados na parte baixa da comunidade.
Em fevereiro, uma mulher também foi baleada na comunidade e um motorista de van atingido de raspão no ombro por um disparo, que atravessou o para-brisa do veículo.