Muro está sendo reconstruído após a queda no colégio da UFRJÉrica Martin/Agência O Dia

Rio - As aulas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, foram retomadas nesta quinta-feira (3). As atividades foram paralisadas no último dia 21 de junho após a queda de um muro.

A queda gerou uma mobilização de pais, alunos e professores da instituição, que alegavam problemas estruturais. Em uma manifestação, eles reivindicavam melhorias na unidade.

Com cartazes com frases como "Até quando vamos lidar com a sorte?", "Luto pelo muro", "O muro caiu e com ele caem as aulas", os manifestantes pediram investimentos para o colégio e condições mais dignas para os espaços de estudo e convivência.

O ato foi acompanhado pelas Associações Estadual e Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio, a Ames Rio e Aerj, junto com o grêmio estudantil.

Após a queda, a Defesa Civil informou que técnicos constataram a necessidade da demolição do muro voltado para a Rua Batista da Costa.

Agora, o novo muro está em fase de construção na unidade escolar. Em meio ao retorno às aulas, pedreiros trabalham para finalização da obra. Como forma de impedir a entrada pelo local que está sem paredes e garantir a segurança dos alunos, foi colocada uma estrutura de aço.

O Colégio de Aplicação da UFRJ é uma instituição de ensino ligada à universidade.