Equipamento anti-drone apreendido em AcariDivulgação
PM apreende equipamento antidrone de uso militar na comunidade de Acari
É a primeira vez que esse tipo de dispositivo - utilizado em guerras internacionais - é apreendido no Rio
Rio - A Polícia Militar, com apoio da Anatel, apreendeu um equipamento antidrone durante uma operação na comunidade de Acari, na Zona Norte, nesta quinta-feira (17). É a primeira vez que as forças de segurança do Rio confiscam esse tipo de dispositivo, utilizado em contexto de guerras internacionais. Durante a incursão, os agentes do 41º BPM (Irajá) ainda prenderam cinco suspeitos e apreenderam um fuzil, granada e rádios.
O equipamento foi localizado em funcionamento dentro do sótão de uma residência com uma estrutura dotada de antena. Segundo a PM, o material possui tecnologia avançada, com capacidade para interferir, neutralizar e até derrubar aeronaves remotamente pilotadas. Especialistas apontam que o dispositivo alcançava um raio de 7 Km, afetando a circulação de drones em toda a extensão de Acari, incluindo margens das principais vias da região.
Ainda de acordo com a PM, o sistema antidrone de uso militar interfere na transmissão do sinal de GPS, podendo causar prejuízos para a aviação civil e outras comunicações. O equipamento foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, na Praça Mauá, enquanto os agentes registraram a ocorrência na 39ª DP (Pavuna).




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.