Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, com pontos de alagamentoReprodução/Redes sociais

Rio - Uma chuva muito forte, acompanhada de ventania, atingiu várias regiões do estado do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (25). A Baixada Fluminense e Região Metropolitana foram as regiões que mais sofreram com as chuvas. 
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram ruas alagadas em diversos municípios, como Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Um trecho da Rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo, foi tomado pela água e veículos ficaram parcialmente submersos.
A Região Metropolitana também foi castigada, com registros de alagamentos em Niterói e São Gonçalo. A Defesa Civil de Niterói emitiu um alerta informando que a cidade entrou em estágio de atenção devido às chuvas.
De acordo com o boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o risco de deslizamento em Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti é muito alto. Em Mesquita e Nilópolis o risco é considerado alto.
Na capital, até o momento, a Zona Oeste é a região mais afetada, com bolsões d'água em vários pontos. O aguaceiro com relâmpagos também afeta as zonas Sul e Norte, ainda que com menos força.
Panorâma na Capital
Segundo o Alerta Rio, entre 18h45 e 19h, houve registro de chuva nas seguintes estações:

Muito Forte:
Ilha do Governador- 16,2 mm

Forte:
Irajá-7,4 mm
Castro mobiliza Comitê de Chuvas
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou na noite desta sexta-feira (25) que o Comitê de Chuvas do Estado está em alerta por causa das fortes chuvas que atingem diversas regiões fluminenses. Segundo ele, a estrutura do governo estadual está de prontidão para atender a municípios afetados e agir com rapidez diante de qualquer emergência.
"Nosso Comitê de Chuvas está com a atenção voltada para as condições do tempo na noite desta sexta-feira em todo o estado", afirmou Castro por meio de nota.

O governador também disse ter entrado em contato com os prefeitos de Petrópolis, Duque de Caxias, Seropédica, São João de Meriti e São Gonçalo, cidades com histórico de alagamentos e deslizamentos, para oferecer apoio direto das forças estaduais. "Coloquei a estrutura do Estado de prontidão para dar o suporte que for necessário", destacou.

Castro ainda fez um apelo à população que vive em áreas de risco: "Peço à população que fique atenta aos sinais das sirenes em áreas de risco e aos comandos das Defesas Civis estadual e municipais".