Rio - A repórter Clara Nery, da TV Band, sofreu uma tentativa de furto, na manhã desta segunda-feira (28), em Botafogo, na Zona Sul. A jornalista se preparava para uma entrada ao vivo quando um homem puxou o celular de sua mão.
O caso aconteceu na Rua Oliveira Fausto, em frente ao prédio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, por volta das 8h10. O edifício fica próximo ao 2º BPM (Botafogo).
Veja o vídeo:
Repórter da Band sofre tentativa de furto em Botafogo
O cinegrafista da Band mostrou o criminoso se aproximando da repórter, que mexia no celular de costas para o autor, e puxando o aparelho de sua mão. No entanto, o furto não se concretizou porque o ladrão deixou o celular cair no chão.
"Estava me preparando para entrar ao vivo, pegando algumas informações de apuração pelo celular em um lugar que a gente considera seguro aqui em Botafogo, bem perto de um prédio com câmera de segurança. Inclusive, estava em frente à câmera que iríamos entrar ao vivo, filmando tudo, quando, comigo de costas, esse homem passou de moto em cima da calçada e tentou levar meu celular. Mesmo ele em alta velocidade, não conseguiu sustentar e o celular caiu no chão. Eu consegui recuperar por sorte e contando com a falta de habilidade dele", explicou a repórter ao programa "Bora Brasil", da emissora.
Clara ainda disse que lembra das características do assaltante e que repassou as informações a policiais militares.
"A gente conseguiu identificar também que a placa dele estava tampada com papelão. Ele já tinha a intenção de cometer assaltos na região. Uma viatura veio aqui, o tenente pegou as informações, já tem acesso à essa imagem e estão fazendo uma ronda pelo bairro. Estão tentando encontrá-lo", comentou.
De acordo com a Polícia Militar, o 2º BPM (Botafogo) intensificou o policiamento na região de imediato e as equipes estão realizando ações de varredura à procura do suspeito.
Aumento no número de furto a celulares
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam um crescimento no número de furtos a celulares na região de Botafogo, Humaitá e Urca. A área forma a Circunscrição Integrada de Segurança Pública (Cisp) 10.
Em junho, aconteceram 149 casos, um aumento de 60% sobre o mesmo mês do ano passado, que registrou 93 furtos.
Já em relação aos seis primeiros meses de ambos os anos, houve um crescimento de 20%: em 2025 já teve 858 registros; em 2024, de janeiro a junho, ocorreram 718.
Questionada sobre o aumento, a PM informou que o 2º BPM tem reforçado o policiamento nas ruas do bairro de Botafogo, com equipes intensificando as abordagens e revistas sistematicamente. A corporação também destacou que o batalhão atua através de seu setor de inteligência no sentido de identificar criminosos que atuam na região.
Ainda segundo a PM, o comando da unidade mantém contato frequente com a população local no sentido de ouvir diretamente as demandas específicas e atuar de maneira precisa. A unidade ganhou um Grupamento de Ação em Motopatrulhas no ano passado, com equipes em motocicletas e atuando ostensivamente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.