Jornalista Marcelo Beraba foi um dos fundadores da AbrajiDivulgação

Rio - Morreu nesta segunda-feira (28), aos 74 anos, o jornalista Marcelo Beraba, um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ele estava internado no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio, e havia descoberto um câncer no cérebro no início do ano. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.
Luarlindo Ernesto, repórter especial e cronista do DIA, trabalhou com Beraba no Jornal do Brasil e destacou a personalidade marcante do colega. "Figura ímpar, de caráter excepcional e um profissional espetacular. É uma perda para todos nós. Marcelo deixou uma escola, era companheiro no trabalho e na rua. Que Deus o receba de braços abertos", disse.
Com mais de quatro décadas de carreira, Marcelo começou em 1971. Nos primeiros 14 anos como jornalista, atuou como repórter. A partir de 1985 assumiu cargos de comando em redações. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, deixou a direção do Grupo Estado em 2019, quando completou 48 anos de exercício do jornalismo, com passagens por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Além do Estadão, trabalhou em O Globo, Jornal do Brasil, TV Globo e Folha de S.Paulo, onde exerceu, entre outras funções, o cargo de ombudsman. Na Abraji, associação responsável pela organização dos maiores congressos de jornalismo da América Latina, ele presidiu entre 2003 e 2007. Recebeu, em 2005, em Washington, o Prêmio Excelência em Jornalismo do ICFJ (International Center for Journalism).
À frente das redações, Beraba coordenou e planejou grandes coberturas, como as primeiras eleições presidenciais depois do fim da ditadura, criando no mesmo jornal o suplemento da campanha das Diretas Já. 
Em nota, a Abraji relembrou a trajetória do jornalista. "Ele dedicou sua carreira a formar equipes, identificar e treinar talentos, e a implementar as melhores práticas jornalística". Confira:
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Abraji (@abraji_)