A vítima ficou presa na Pedra do Pontal em meio a ressacaRede Social

Rio - Um homem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na Pedra do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, no início da tarde desta quarta-feira (30). O mar está de ressaca, com ondas de até 3,5 metros de altura.

O salvamento foi feito por militares do Salvarmar do Recreio, com auxílio de um Jet Ski, na altura do Posto 12. Segundo testemunhas, a vítima estava na pedra desde terça-feira (29) e não conseguiu voltar sozinha devido às fortes ondas. Após o resgate, o homem saiu andando da praia, sem ferimentos aparentes.
Veja vídeo:
Em toda a orla, o mar causou estragos, invadindo calçadões e chegando até aos prédios, que ficam do outro lado da avenida. Em Barra de Guaratiba, também na Zona Oeste, a força da água foi capaz de invadir a rua e deslocar um ônibus da Viação Jabour que estava parado no ponto final. Com as ondas, a escada que dá acesso a praia foi destruída e partes das calçadas quebradas. Na manhã desta quarta (30), o mar ainda segue agitado na região.
Na Zona Sul, trechos da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, a Mureta do Leme, e a ciclovia Tim Maia, precisaram ser interditados.
Alerta de ressaca vai até quinta

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o litoral carioca, com o início às 9h de terça-feira (29) e término previsto para às 21h de quinta-feira (31). Durante o período, as ondas podem atingir entre 2,5 e 3,5 metros de altura.

Recomendações
- Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca.
- Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso.
- Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.
- Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa.
- Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
- Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.