Hospital destaca a importância da doação de leite humano Divulgação
Hospital Federal dos Servidores do Estado reforça doação de leite humano
Campanha 'Agosto Dourado' tem como objetivo principal abastecer o banco da unidade e incentivar o aleitamento materno
Rio - O Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), na região central do Rio, faz um apelo para a importância da doação de leite humano na campanha batizada como 'Agosto Dourado', período marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno em todo o país.
O banco de leite da unidade atende principalmente recém-nascidos internados na UTI neonatal, como prematuros e bebês de baixo peso não pode ser amamentados pelas próprias mães. A doação, segundo a equipe responsável, é fundamental para garantir a nutrição e a imunidade desses pacientes nas primeiras semanas de vida.
"O aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios ao recém-nascido, porque confere proteção nutricional e imunidade ao bebê numa fase tão delicada da sua vida. À mãe, ele protege contra o câncer de mama, contra câncer de ovário e previne hemorragias pós-parto", diz Thaís Queiroz, responsável técnica pelo serviço no HFSE.
De acordo com informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano mostram que, em 2024, cerca de 220 mil recém-nascidos foram beneficiados com doações em todo o Brasil. O Ministério da Saúde anunciou neste mês um investimento de R$ 40,6 milhões para fortalecer os bancos de leite do país. Até maio deste ano, mais de 95 mil bebês já haviam sido atendidos com cerca de 100 mil litros de leite doado.
Mulheres saudáveis que estejam amamentando e produzem leite em excesso poder se tornar doadoras. O processo é gratuito e pode ser iniciado com uma ligação para o banco de leite do hospital.
Onde doar
Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE)
Endereço: Rua Sacadura Cabral, 178, Saúde, Rio de Janeiro - RJ (2º andar do prédio principal)
Telefone: (21) 2291-3131 – Ramal: 3046
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.