Evento na Quinta da Boa Vista contou com a presença de cinco líderes religiososGil Soares / Governo do Rio

Rio - A Quinta da Boa Vista, na Zona Norte, recebeu, neste sábado (30), um ato inter-religioso com objetivo de ajudar famílias de desaparecidos. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 220 pessoas desapareceram por dia, nos primeiros sete meses deste ano, no país. O Rio é o quinto estado com o maior índice de casos: 3.666, sendo quase 900 deles de crianças. No Brasil todo, são 46,6 mil.
Neste Dia Internacional de Pessoas Desaparecidas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Acesso à Documentação Básica, promoveu um culto ecumênico, com a presença de cinco lideranças religiosas, para dar palavras de apoio e esperança aos familiares presentes. 
A superintendente Jovita Belfort, mãe de Priscila Belfort, que desapareceu há 21 anos após sair para almoçar no Centro do Rio, se emocionou na abertura do evento e ressaltou a força das mães na luta por respostas.

"Eu estou dos dois lados, conheço essa dor e conheço cada caso. Uma dessas mulheres está doente, quase não enxergando, e fez questão de vir. Nós fizemos esse culto ecumênico para que todas se sentissem abraçadas, independente da religião", disse.

Edileusa Alves é uma das mães que se sentiu acolhida durante o encontro. Desde fevereiro de 2024, ela convive diariamente com a dor da ausência do filho, José Matheus Alves. O jovem, de 23 anos, sumiu ao deixar a chácara da família, em Resende, no Sul Fluminense.
"Saber que estamos sendo compreendidas e abraçadas neste momento de dor, uma dor imensurável e sem respostas, é muito importante. Eu agradeço a todos por isso, inclusive, a Jovita", destacou.

A Secretaria possui uma rede de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas e para suporte às famílias, como o Núcleo de Atendimento a Familiares de Desaparecidos e Documentação (NAFADD), o sistema de reconhecimento facial, executado em cooperação com a Polícia Militar do Rio, além do programa Disque Cidadania e Direitos Humanos.
"Nós temos núcleos de atendimento em Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti com psicólogos, assistentes sociais, advogados e vamos ajudar em tudo que essas mães e familiares precisarem. O que nós queremos é resolver, e temos encontrado muitas pessoas desaparecidas com o apoio da PM e das câmeras de reconhecimento facial", reforçou Belfort.

Participaram também do ato representantes dos movimentos Mães Braços Fortes, Mães Virtuosas do Brasil, Rede de Mães da Baixada, da Superintendência de Promoção da Liberdade Religiosa da SEDSODH, da Fundação para a Infância e Adolescência e do Conselho Estadual de Promoção e Defesa da Liberdade Religiosa.

O Disque Cidadania e Direitos Humanos funciona 24h todos os dias. A ligação é gratuita através do número: 0800 0234567