Dados são do Observatório de Segurança Pública de Niterói (OspNit)Cláudio Fernandes/Prefeitura de Niterói

Rio - A cidade de Niterói, na Região Metropolitana, não registrou nenhuma vítima de homicídio, latrocínio ou morte violenta no mês de agosto deste ano. O fato ocorreu pela primeira vez em toda a série histórica, iniciada em 2003.
Para o município, a queda no indicador é um marco importante na segurança pública. Além disso, os dados mostram que, entre janeiro a agosto, o acumulado é o menor já registrado, com uma redução de 29,41% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados são do Observatório de Segurança Pública de Niterói (OspNit) e tem como base as ocorrências do 12º BPM e os registros feitos nas delegacias da cidade.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em julho deste ano, a cidade registrou 6 casos de homicídios, contra 9 no ano passado.
Já no acumulado entre janeiro a julho, foram feitas 60 ocorrências neste ano, mesmo número registrado em 2024 durante o período.
Outros crimes também tiveram redução
Em relação a crimes contra o patrimônio, Niterói também registrou uma queda nos indicadores de roubos de rua e de veículos no  mês de agosto.
Foram registrados 68 roubos de rua, representando o menor mês de agosto de toda a série histórica. Os roubos de veículos tiveram queda expressiva, com apenas 13 ocorrências, redução de 53% em relação a agosto de 2024.