Moradores registraram o tiroteio na região do Morro do FubáReprodução/redes sociais

Rio – Uma troca de tiros entre criminosos e policiais militares, na tarde desta segunda-feira (8), assustou moradores do entorno do Morro do Fubá, em Cascadura, Zona Norte do Rio. Alguns registraram o confronto em vídeo.
De acordo com a PM, agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizavam policiamento na Rua Cajuru quando foram atacados por criminosos. Em meio ao confronto, os homens fugiram por uma área de mata. Não há registros de feridos até o momento.
Depois do fim do confronto, os policiais vasculharam a região e apreenderam quatro carregadores de fuzil calibre 5.56 e dois rádios transmissores. A corporação informou que reforçou o policiamento na região e registrou a ocorrência na 28ª DP (Praça Seca).
O Fubá tem sido palco de constantes tiroteios, a maioria devido a uma disputa territorial entre facções criminosas - que envolve ainda a comunidade do Campinho. Somente nos últimos dois meses, foram ao menos sete confrontos.
Nesta segunda, moradores voltaram a demonstrar apreensão diante da violência: “Eu estava ao lado do mercado Super Compras e tive que me abrigar”, relatou uma; “Já virou rotina”, lamentou outro”; “Muitos tiros. Que a força maior guarde a todos inocentes que estão nas ruas”, pediu uma terceira.
A Secretaria Municipal de Educação informou que as unidades escolares de turno único não sofreram impactos por causa da troca de tiros. Já em outras três de turno parcial, houve a liberação de alunos e funcionários conforme o Protocolo Acesso Mais Seguro, desenvolvido em parceria com a Cruz Vermelha Internacional.