Clima na mureta da Urca, na Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (8)Érica Martin/Agência O Dia

Rio - A semana começa com risco de ventos fortes no Rio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde às 7h desta segunda-feira (8), houve a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas e risco de vendavais, podendo variar entre 40 km/h e 60 km/h. Apesar disso, não há previsão de chuva para os próximos dias.
Ambos os alertas apresentam um perigo potencial para a população e vão durar até a terça-feira (9).
Segundo o Alerta Rio, na terça-feira (9),por causa da aproximação de uma frente fria no final do dia, a previsão é de nebulosidade variada, mas sem chuva. As temperaturas apresentarão elevação, com máxima de 33°C e mínima de 15°C.
Na quarta-feira (10), a temperatura cai em função da passagem de uma frente fria em alto mar e a entrada de ventos úmidos. Desta forma, o céu ficará variando entre parcialmente nublado a nublado, entretanto não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas em declínio, com máxima de 26°C e mínima de 14°C.
Na quinta-feira (11) a previsão também é de céu nublado a parcialmente nublado e sem chuva no Rio. Os termômetros voltam a subir, com máxima de 31°C e mínima de 14°C.
Porém, na sexta-feira (12), a temperatura volta a cair, marcando a máxima de 26°C e mínima de 15°C. Haverá aumento de nebulosidade ao longo do dia, com céu predominantemente nublado, no entanto sem chuva.
Recomendações em casos de ventos fortes

Em casa:

Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.

Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;

Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;

Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;

Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;

Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua:

Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;

Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;

Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;

Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.