Bombeiros combatem incêndio em loja na FreguesiaReginaldo Pimenta/Agência O DIA
Em função do risco de colapso da estrutura, o trabalho dos militares está sendo realizado principalmente pelo lado externo da edificação, com apoio de recursos especializados, incluindo viaturas aéreas.
"As equipes estão divididas: uma aqui, que é junto à vila, onde a gente conseguiu acesso por duas residências separadas e montar linhas de água para fazer o combate pela lateral e pelos fundos do depósito. Visualmente, as paredes estão comprometidas estruturalmente, então existe nesse momento um risco de colapso, o combate está sendo feito por fora da edificação, justamente para dar segurança", explicou.
Em relação a vila de casas próxima à loja, o major reforçou que todos os moradores foram evacuados e frisou as outras linhas de combate ao fogo.
"Temos outras duas linhas de frente: uma ocorre em frente ao depósito, com uma escada fazendo o combate aéreo, junto ao telhado, e a outra ao lado esquerdo, junto ao mercado. Os nossos desafios nesse incêndio são a dificuldade de acesso, as paredes que impedem o contato da água com os produtos e o telhado. A gente está conseguindo fazer alguns acessos forçados para conseguir jogar água dentro dos produtos", disse.
Conteiras relatou ainda que, até o momento, nenhuma residência foi atingida pelo fogo. "A gente não tem registro de vítimas, a gente visualizou e vistoriou cada casa que faz divisa com o muro do depósito, evacuamos essas casas e fomos avaliar se existia algum tipo de propagação de incêndio ou abalo na estrutura. Visualmente, nesse momento nós não temos, a fumaça está com uma corrente bem ascendente, então ela está vindo bem pra cima, ela não está chegando a atingir as casas próximas", ressaltou.
Por enquanto, o mercado ao lado permanecerá fechado. "A gente não tem como realmente autorizar o funcionamento aqui dessa área, justamente porque existe um risco real, uma possibilidade, não é certa, mas existe a probabilidade da estrutura colapsar. E se colapsar vai atingir o mercado, por isso que o mercado está sendo bastante colaborativo com a gente. Estamos utilizando diversos recursos ali como acesso pelo mercado e a gente vai deixar ele como uma base de combate até que a gente termine o trabalho e entregue para a sociedade aqui o local com segurança", finalizou.
"Há meses que eu vejo uma luz piscando no Amigão. Eu avisei a eles algumas vezes e eles diziam que não era nada, que só era um alarme, mas eu acredito que já era um problema. Eles deveriam ter sensor de incêndio para não acontecer isso. A sorte foi que o desabamento da lateral do Amigão aconteceu para o lado do Amigão, não para a nossa vila", afirmou.
"A minha casa fica nos fundos do amigão, no estoque deles. A gente acordou por volta de umas 5h, na hora que meu marido saiu pra trabalhar e aí ele sentiu o cheiro, quando ele viu que a fumaça estava muito forte saindo pela janela do estoque, que é literalmente colado com a nossa casa, a gente pegou as crianças, meu animal de estimação, que é um cachorrinho, e saímos. Deixei eles (os filhos) na escola pra poder voltar e tentar pegar meus documentos, mas quando eu voltei eu já não consegui mais entrar", relatou.
Carolina descreveu ainda que o susto foi grande e que ela e os demais moradores ficaram desesperados. "Os bombeiros estavam o tempo todo jogando água do mercado para o Amigão, só que das residências para cá, pro Amigão, não estavam jogando. E a todo momento, nós moradores, estávamos tentando explicar isso, mas eles falavam que sabiam o que estavam fazendo, mas agora estão resolvendo entrar. Depois o negócio está totalmente um caos. Foi tudo muito rápido, por volta de uns 20 a 30 minutos", disse.
341 - Taquara X Candelária
343 - Jardim Oceânico X Candelária
390 - Curicica X Candelária
550 - Cidade De Deus X Gávea
558 - Integrada 6 - Copacabana X Cidade De Deus
565 - Tanque X Gávea
600 - Taquara X Pça.Saens Pena)
601 - Santa Maria X Pça. Saens Pena
692 - Méier X Alvorada
766 - Madureira X Freguesia
829 - Gardênia Azul X Freguesia
878 - Tanque X Barra Da Tijuca
987 - Gardênia Azul X Pechincha











































Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.